ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUINTA  18    CAMPO GRANDE 26º

Interior

Mais 5 cinco vereadores depõem em processo por quebra de decoro

Interrogatórios serão na Câmara de Naviraí com autorização da Justiça; testemunhas serão ouvidas na próxima semana

Helio de Freitas, de Dourados | 16/03/2015 14:19
Plenário da Câmara de Naviraí, onde cinco vereadores depõem amanhã (Foto: Naviraí Diário)
Plenário da Câmara de Naviraí, onde cinco vereadores depõem amanhã (Foto: Naviraí Diário)

Começa às 8h30 de amanhã, na Câmara Municipal de Naviraí, a 366 km de Campo Grande, o depoimento de mais cinco vereadores acusados de quebra de decoro por envolvimento na “farra das diárias” desvendada pela Operação Atenas, da Polícia Federal.

Moacir Aparecido de Andrade, Jaime Dutra (PT), José Odair Gallo (PDT), José Roberto Alves (PMDB) e Mário Gomes (PTdoB) foram afastados no início de fevereiro, quatro meses após serem denunciados pelo Ministério Público por envolvimento no esquema de corrupção. Além do processo de cassação, eles são réus na Justiça estadual por crime de organização criminosa.

Substituídos por suplentes há duas semanas, os cinco vereadores foram citados nas conversas gravadas pela Polícia Federal e segundo a denúncia do Ministério Público eles se beneficiaram do esquema comandado pelo ex-presidente da Câmara, Cícero dos Santos, cassado no dia 12 de janeiro.

O presidente da Comissão Processante instalada no dia 27 de fevereiro para julgar os vereadores por quebra de decoro, Antonio Carlos Klein, informou ao Campo Grande News que os vereadores afastados foram intimados na semana passada. Eles arrolaram 45 testemunhas de defesa, que serão ouvidas pela comissão nos dias 24 e 25 deste mês.

Como estão impedidos pela Justiça de se aproximarem da sede do Legislativo, os vereadores afastados só poderão ser interrogados na Câmara devido a uma autorização do juiz Paulo Cavassa de Almeida. A intenção do presidente da comissão é concluir o processo até 30 de março, para que a sessão de julgamento ocorra no início de abril.

Sete já foram – Além de Cícero dos Santos, outros quatro vereadores já foram cassados por envolvimento no esquema de corrupção. Adriano José Silvério e Carlos Alberto Sanches, o Carlão, foram cassados em janeiro. Solange Melo tinha renunciado em novembro, quando ainda estava presa, e Marcus Douglas Miranda renunciou há dois meses.

Elias Alves e Vanderlei Chagas foram cassados no dia 27 de janeiro. Com os cinco afastados no mês passado, todos os 13 vereadores eleitos em Naviraí em 2012 estão fora dos cargos como resultado da Operação Atenas. Gean Carlos Volpato deveria ter sido julgado no dia 27 de fevereiro, mas o prazo do processo contra ele expirou e uma nova Comissão Processante foi instalada na semana passada e tem até 90 dias para concluir os trabalhos.

Nos siga no Google Notícias