ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUINTA  25    CAMPO GRANDE 23º

Interior

Ministério Público pede ao Denasus que faça auditoria em maternidade

Nyelder Rodrigues | 31/01/2017 20:02

O MPE-MS (Ministério Público do Estado de Mato Grosso do Sul) pediu que o Denasus (Departamento Nacional de Auditoria do Sistema Único de Saúde) que seja realizada uma auditoria na maternidade do HU (Hospital Universitário) de Dourados - cidade localizada a 233 km de Campo Grande.

O pedido faz parte dos inquéritos abertos pelo MP em 2014 e em 2015 e que apuram falhas no atendimento obstétrico na rede pública, referidas como violências, e ausência de aplicação de analgesia em procedimentos de parte normal.

A intenção da promotoria é que a auditoria seja realizada nos primeiros meses de 2017, analisando assim prontuários médicos produzidos a partir do ano de 2015. Além disso, a solicitação de averiguação serve como forma de denunciar casos de violência obstétrica ao Denasus, já que há casos com mortes perinatais evitáveis, entre outros problemas.

As investigações englobam também o atendimento do pré-natal na atenção básica, sendo que há denúncias que incluem falta de médicos suficientes para realizar os procedimentos, falta de cumprimento adequado de plantão presencial por médicos e profissionais de saúde, falta de equipamentos e medicamentos essenciais e insumos.

Outros problemas típicos da saúde pública, como ausência de leitos em quantidade suficiente e demora no atendimento prestado às gestantes também se repetem no HU douradense, segundo informa o MPE. Obras de ampliação do hospital que estão paralisadas são outro alvo da apuração.

Nos siga no Google Notícias