ACOMPANHE-NOS    
OUTUBRO, SÁBADO  16    CAMPO GRANDE 19º

Interior

Moradores de assentamento recebem títulos de lotes após 20 anos de espera

Em Rio Brilhante, mil proprietários vão receber documento através de parceria entre município e Incra

Por Helio de Freitas, de Dourados | 27/09/2021 16:59
Prefeito Lucas Foroni conversa com trabalhadora rural na entrega de títulos (Foto: Divulgação)
Prefeito Lucas Foroni conversa com trabalhadora rural na entrega de títulos (Foto: Divulgação)

Depois de 20 anos de espera, trabalhadores de assentamentos rurais do município de Rio Brilhante começaram a receber títulos como proprietários das áreas entregues na década de 90 pelo programa federal de reforma agrária.

As primeiras 26 escrituras foram entregues a famílias do Assentamento Taquara. Pelo menos mil assentados vão receber o documento em Rio Brilhante. Agora com títulos em mãos, essas primeiras famílias beneficiadas comemoram porque agora podem produzir tranquilamente em suas terras.

A entrega dos títulos foi feita pelo prefeito Lucas Foroni (MDB), pelo superintendente regional do Incra (Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária) Augusto Pinedo, pelo chefe da Divisão do Desenvolvimento do Incra Edson Chaparro e pelo representante da Agraer Antonio de Castro.

A regularização dos lotes, que possibilitará acesso a crédito por parte dos agricultores, faz parte do programa Titula Brasil, criado pelo governo federal para titulação de assentamentos e de áreas públicas rurais da União, em parceria com os municípios.

Segundo Lucas Foroni, Rio Brilhante é o primeiro município do Estado a iniciar a entrega dos títulos. “Desde 1998 existe o assentamento e várias pessoas já partiram sem receber o título. Graças à parceria com a Agraer, Incra, prefeitura e Câmara Municipal estamos cumprindo o papel de ajudar essas famílias”.

Nos siga no Google Notícias
Regras de comentário