ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUINTA  25    CAMPO GRANDE 32º

Política

Câmara avalia se vereadora que defendeu sonegação será punida

Presidente diz que espera apresentação de pedido de cassação; prefeito já pediu cópia da ata

Adriel Mattos | 16/09/2021 16:14
Rose Giuliani alegou que contribuintes de classes altas deixam de pagar em dia para aproveitar descontos do Refis. (Foto: Divulgação/CMRB)
Rose Giuliani alegou que contribuintes de classes altas deixam de pagar em dia para aproveitar descontos do Refis. (Foto: Divulgação/CMRB)

Quatro dias depois da vereadora Rose Giuliani (PSD) defender em discurso que a população de Rio Brilhante não pague impostos, a Mesa Diretora da Câmara Municipal aguarda ser provocada a tomar providências contra a parlamentar. Por enquanto, apenas o prefeito Lucas Foroni (PSD) apresentou ofício.

No documento, Foroni solicitou apenas as cópias da ata da sessão e da gravação em áudio. “Não posso fazer o encaminhamento enquanto não votar a ata na próxima sessão, na segunda-feira (20). Pode haver retificação, mas na terça-feira (21), já enviarei (ao prefeito)”, disse ao Campo Grande News, o presidente da Câmara, Juarez Alves Rosa (MDB).

Nenhum pedido de cassação do mandato de Rose foi apresentado até agora. O presidente evitou criticar a fala da colega, mas frisou que todos os parlamentares precisam avaliar suas falas. “Não se pode incentivar a população a não pagar imposto, é o que mantém a prefeitura. Assim nós ficamos sem saúde, sem educação e até sem o duodécimo da Câmara. O parlamentar tem que cuidar o que fala, pensar bem”, avaliou.

A reportagem tenta desde ontem, quarta-feira (15), ouvir a posição tanto de Rose como do prefeito, mas até agora não obteve retorno. O espaço segue aberto para manifestação de ambos.

Polêmica - Na sessão da última segunda-feira (13), a vereadora – que também é primeira -secretária da Câmara – pediu a palavra para comentar o projeto do programa municipal de renegociação de dívidas tributárias, mais conhecido como Refis do IPTU (Imposto Predial e Territorial Urbano). Para ela, há contribuintes que deixaram de pagar tributos para aproveitar vantagens como descontos.

“É uma coisa boa e vai ajudar. No meu entendimento, eu dou um conselho para a população: não pague seus impostos. Vai lá, aplica na poupança e daqui quatro anos, vai ter de novo”, disparou.

A parlamentar afirmou ainda que contribuintes das classes sociais mais altas deixam de pagar os tributos para aderir ao Refis. “Tem muito malandro que vai usar o Refis que ficou sem pagar desde 2017. Esse é o conselho que dou para aquele que está guardando seu dinheiro para pagar agora. Porque o ‘grandão’ tem dinheiro e usou para outra coisa. Então, quero o nome de quem usou esse Refis porque vou divulgar agora”, finalizou.

Nos siga no Google Notícias