ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUARTA  24    CAMPO GRANDE 19º

Interior

Moradores improvisam passarela sobre ponte que caiu há 70 dias

Liana Feitosa | 08/02/2016 09:51
Hoje, ponte improvisada liga moradores da região de Naviraí ao Paraná. (Foto: Direto das Ruas)
Hoje, ponte improvisada liga moradores da região de Naviraí ao Paraná. (Foto: Direto das Ruas)

Moradores da região de Naviraí, no sul do Estado, improvisaram uma ponte sobre trecho da BR-487 que desmoronou no último dia 2 de dezembro devido às fortes e constantes chuvas que atingiram Mato Grosso do Sul entre o final de 2015 e começo de 2016.

A parte que caiu faz parte da ponte que dá acesso à BR-163 e liga o Estado ao município de Icaraíma (PR). Segundo o site Ta Na Mídia Naviraí, o local interditado fica a 500 metros do Posto Fiscal Foz do Amambaí, sentido Naviraí-Paraná.

Com o tráfego impedido, os moradores decidiram construir uma espécie de "pinguela", uma ponte improvisada, sobre a via caída. Portanto, a estrutura temporária não permite travessia de veículos, apenas pedestres.

Ponte ficou assim após queda no último dia 2 de dezembro. (Foto: Direto das Ruas)
Ponte ficou assim após queda no último dia 2 de dezembro. (Foto: Direto das Ruas)
Estrutura temporária não permite travessia de veículos, apenas pedestres. (Foto: Direto das Ruas)
Estrutura temporária não permite travessia de veículos, apenas pedestres. (Foto: Direto das Ruas)

Causas - Segundo o DNIT (Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes), a ponte que desmoronou fica sobre uma das vazantes do Rio Amambai.

A ligação rodoviária de Mato Grosso do Sul com o Paraná por essa região começou em 2001, quando o então presidente Fernando Henrique Cardoso inaugurou um complexo de pontes sobre o Rio Amambai e o Paraná.

A BR-487 liga a BR-163, no trevo entre Naviraí e Itaquiraí, até Porto Camargo, no município de Icaraíma (PR).

De acordo com o site Ta Na Mídia Naviraí, o local interditado fica a 500 metros do Posto Fiscal Foz do Amambaí, sentido Naviraí-Paraná. Ainda não há previsão de quanto tempo o acesso ficará interditado.

Rotas alternativas - Desde que a ponte caiu os motoristas que vão de Mato Grosso do Sul para o Paraná precisam optar pelo acesso da BR-163 até Guaíra (PR), ou seguir por uma estrada vicinal que liga Naviraí ao Porto Caiuá e atravessar o rio de balsa, como era feito antes da construção da ponte, há 14 anos.

Condutores que viajam de Dourados ao Sul do País também podem optar pela MS-376, passando pelo município de Nova Andradina, seguindo depois pela MS-480.

O motorista irá atravessar o rio pela ponte de Porto Primavera, na divisa de São Paulo com o Paraná.

Nos siga no Google Notícias