ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUARTA  24    CAMPO GRANDE 24º

Interior

Movimento recebe apoio de 25 entidades para pedir cassação de vereadores

Reunião está agendada para o dia 4 de fevereiro para assinatura da carta que será entregue no mesmo dia à Câmara de Dourados

Helio de Freitas, de Dourados | 24/01/2019 09:43
Idenor Machado está entre vereadores afastados por corrupção em Dourados (Foto: Divulgação)
Idenor Machado está entre vereadores afastados por corrupção em Dourados (Foto: Divulgação)
Pastor Cirilo Ramão foi preso e indiciado por corrupção na Câmara (Foto: Divulgação)
Pastor Cirilo Ramão foi preso e indiciado por corrupção na Câmara (Foto: Divulgação)

Vinte e cinco entidades já declararam apoio à campanha liderada pelo Movimento Dourados Contra Corrupção para a cassação dos quatro vereadores presos e afastados no ano passado na cidade localizada a 233 km de Campo Grande.

Ao Campo Grande News, o líder do movimento, o farmacêutico Racib Panage Harb, disse na manhã de hoje (24) que uma reunião está prevista para o dia 4 de fevereiro, para a assinatura da carta pedindo a abertura de processo de cassação de Idenor Machado (PSDB), Pedro Pepa (DEM), Pastor Cirilo Ramão (PMDB) e Denize Portolann (PR).

O documento será entregue no mesmo dia ao presidente da Câmara Allan Guedes (DEM), para leitura na primeira sessão do ano, na noite de 4 de fevereiro.

Presos em duas operações do Ministério Público de Mato Grosso do Sul – uma por corrupção envolvendo licitações na prefeitura e outra também por fraude em licitação, mas na Câmara – os quatro vereadores foram afastados pela Justiça no final de 2018 e substituídos temporariamente por suplentes.

Segundo Racib Harb, entre as entidades que apoiam o pedido de cassação estão a 4ª Subseção da OAB (Ordem dos Advogados do Brasil), a Aced (Associação Comercial e Empresarial de Dourados), os sindicatos de professores, de servidores municipais e dos bancários, associação médica, Rotary, Maçonaria e o Comitê de Defesa Popular.

Racib Panage Harb diz que o movimento se baseia no Regimento Interno da Câmara e na Lei Orgânica do Município para defender a cassação mesmo antes da conclusão das investigações e das ações penais.

“Entre as diretrizes e funções dos vereadores, eles devem zelar pelo bom comportamento e não devem ter conduta que coloque a imagem do Legislativo em descrédito, como prevê o artigo 52 do Regimento da Câmara”, afirmou.

Vereadora Denize Portolann chega sorrindo à Câmara no dia em que foi presa (Foto: Adilson Domingos)
Vereadora Denize Portolann chega sorrindo à Câmara no dia em que foi presa (Foto: Adilson Domingos)

Denize – Servidora municipal efetiva e por muitos anos diretora de uma escola no bairro Parque Alvorada, Denize Portolann foi presa no dia 31 de outubro na Operação Pregão, pouco mais de um mês após assumir a cadeira do ex-prefeito Braz Melo (PSC) na Câmara.

Braz perdeu o mandato de vereador conquistado nas urnas em 2016 devido a uma condenação por improbidade administrativa na época em que foi prefeito de Dourados. Primeira suplente da coligação, Denize assumiu a vaga.

As acusações são relativas ao período de março de 2017 a fevereiro de 2018m quando Denize ocupou o cargo de secretária de Educação.

De acordo com o MP, ela fazia parte da organização criminosa instalada na Secretaria Municipal de Fazenda para fraudar processos de licitação e beneficiar empresas terceirizadas, contratadas pela prefeitura para limpeza nas escolas e para fornecer mão de obra de merendeiras.

Denize e outras 14 pessoas e empresas foram denunciadas pelo MP, entre elas o ex-secretário de Fazenda João Fava Neto, apontado como o líder do esquema. Fava Neto voltou a ser preso nesta semana após o Tribunal de Justiça revogar uma liminar que o colocou em liberdade na véspera do Natal.

A vereadora, o empresário Messias José da Silva – dono de uma das empresas do esquema – e o ex-diretor de licitação Anilton Garcia de Souza continuam presos.

Pedro Pepa chega à delegacia no dia em que foi preso; ele está afastado da Câmara (Foto: Adilson Domingos)
Pedro Pepa chega à delegacia no dia em que foi preso; ele está afastado da Câmara (Foto: Adilson Domingos)
Nos siga no Google Notícias