ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  26    CAMPO GRANDE 26º

Interior

MP cobra escala de plantonistas em hospital após falta de médico domingo

Secretária tinha negado, mas faltou médico no Hospital da Vida; ausência foi anotada em prontuário por socorrista do Samu

Helio de Freitas, de Dourados | 23/07/2019 15:15
Hospital da Vida estava sem médico no domingo; secretária de Saúde tinha desmentido informação dois dias antes (Foto: Divulgação)
Hospital da Vida estava sem médico no domingo; secretária de Saúde tinha desmentido informação dois dias antes (Foto: Divulgação)

O Ministério Público de Mato Grosso do Sul cobrou informações da Secretaria Municipal de Saúde sobre a escala dos médicos plantonistas que vão trabalhar sábado e domingo, dias 26 e 27 deste mês, no Hospital da Vida, em Dourados, a 233 km de Campo Grande.

Administrada pela prefeitura através da Funsaud (Fundação de Serviços de Saúde de Dourados), a unidade é única a fazer atendimento de urgência, emergência e traumatológico através do SUS (Sistema Único de Saúde) para 33 municípios onde moram pelo menos 800 mil pessoas. Desde o mês passado a fundação está sob intervenção do município.

O ofício assinado pelos promotores Amilcar Araújo Carneiro Júnior e Claudio Rogério Ferreira Gomes foi enviado ontem (22) à secretária Berenice de Oliveira Machado e requisita, em 24 horas, a escala de plantão dos médicos, “a fim de subsidiar os trabalhos deste órgão ministerial durante o plantão, bem como acompanhar a solução dada pela municipalidade acerca do problema”.

A providência adotada pelos promotores ocorre após a falta de médico plantonista no domingo (21).

Na sexta-feira (19), o Campo Grande News teve acesso à Comunicação Interna enviada pelo gerente do hospital Thiago Shindi Silva Tanaka à coordenada da intervenção Maria Izabel de Aguiar, ao diretor-técnico da Funsaud Rodrigo Aparecido Bezerra da Silva e aos diretores técnico e médico do hospital, Majid Ghadie e Raul Espinosa.

No documento, Tanaka relata a falta de médico plantonista para trabalhar nos dias 20 e 21, mas o problema foi negado pela secretária Berenice Machado, que também é a interventora da Funsaud.

Indagada pela reportagem na sexta-feira sobre a CI do gerente, Berenice disse a informação não era procedente e que a Comunicação Interna tinha sido foi enviada sem seu conhecimento. “Estamos com nova equipe de plantonistas”, garantiu.

Entretanto, a falta de médicos plantonistas no hospital foi constatada pelo médico intervencionista do Samu (Serviço Móvel de Urgência) Thaigor Rezek Varela, que participou do socorro ao motociclista Roberto Gonçalves Braga, 34, vítima de acidente de trânsito na Avenida Marcelino Pires, no início da noite de domingo. “Na chegado ao Hospital da Vida o mesmo estava sem médico na área vermelha e verde”, anotou o médico do Samu.

Após a confirmação da morte, Thaigor Rezek Varela volta a citar no prontuário de atendimento: “Alfa [equipe do Samu] permaneceu por volta de 1 hora e 20 minutos no Hospital da Vida devido o mesmo estar sem médico. Entramos em contato com o diretor clínico e com o diretor técnico. Ambos não atenderam a ligação”.

O problema também foi relatado pelo chefe da equipe de enfermagem Edimilson Maciel de Souza: “Paciente vítima de acidente moto x carro. TCE grave, fraturas múltiplas. Transportado até a área vermelha do HV, paciente veio a entrar em PCR [parada cardiorrespiratória], sendo realizado RCP [reanimação cardiopulmonar], sem sucesso: OBS: HV sem médico na área vermelha”.

Nesta tarde, a secretária de Saúde Berenice de Oliveira Machado disse que está apurando o caso "para ver a veracidade" da falta de médico, apesar de o problema ter sido registrado pelos profissionais do Samu.

Trecho do prontuário de vítima de acidente atendida pelo Samu; intervencionista e enfermeiro relataram falta de médico no Hospital da Vida (Foto: Reprodução)
Trecho do prontuário de vítima de acidente atendida pelo Samu; intervencionista e enfermeiro relataram falta de médico no Hospital da Vida (Foto: Reprodução)
Nos siga no Google Notícias