MP investiga nomeação de secretário condenado por improbidade
Ex-vereador de Bandeirantes assumiu comando da pasta de Agricultura em abril

O MPMS (Ministério Público do Estado de Mato Grosso do Sul) abriu procedimento preparatório para apurar eventual irregularidade na nomeação do secretário municipal de Agricultura de Bandeirantes, Gelson Guimarães. A denúncia aponta que o político teve as contas consideradas irregulares em 2010.
O edital de abertura foi publicado na edição de hoje, segunda-feira (12), do DOMPMS (Diário Oficial do MPMS).
- Leia Também
- Ex-vereadores terão que devolver R$ 315 mil à Câmara de Naviraí
- Tribunal mantém ação contra vereador por uso irregular de verba de gabinete
Na época, Guimarães era presidente da Câmara Municipal da cidade 70 km por práticas de irregularidades contábeis. Por essa condenação, ele teve o registro de candidatura a vereador indeferido nas eleições municipais de 2020 por ter sido considerado inelegível.
Na ação de impugnação, a defesa do ex-vereador alegou que o ato “não consistiu em irregularidade insanável e tampouco em ato doloso de improbidade administrativa, sendo necessário, para o reconhecimento dessas elementares, processo com dilação probatória, garantido o contraditório e a ampla defesa”.
A denúncia chegou anonimamente à Promotoria de Justiça de Bandeirantes. Foi aberta uma notícia de fato, mas a administração municipal pediu mais prazo aguardando decisão que revertesse a reprovação das contas do atual secretário.
A prefeitura de Bandeirantes já foi intimada, mas a justificativa ainda não foi anexada ao procedimento preparatório. Guimarães foi nomeado em abril pelo prefeito interino Gustavo Sprotte (DEM).