ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUINTA  25    CAMPO GRANDE 32º

Política

Justiça suspende comissão que investigava prefeito de Ribas do Rio Pardo

Prefeito era investigado em comissão processante desde o início de abril por improbidade administrativa

Nyelder Rodrigues | 20/05/2021 18:05
Prefeito de Ribas do Rio Pardo, João Alfredo (PSOL), em entrevista recente (Foto: Arquivo)
Prefeito de Ribas do Rio Pardo, João Alfredo (PSOL), em entrevista recente (Foto: Arquivo)

Decisão liminar proferida pelo juiz Idail De Toni Filho, da comarca judiciária de Ribas do Rio Pardo - cidade localizada a 100 km de Campo Grande -, suspendeu a comissão processante que investigava supostos atos de improbidade administrativa cometidos pelo prefeito João Alfredo Danieze (PSOL).

Alfredo é investigado pela Câmara Municipal desde o começo de abril, quando por 7 votos a 4 foi instaurado o grupo, sob alegação de que houve irregularidade na execução do contrato entre a prefeitura e uma clínica médica.

A denúncia foi protocolada em 30 de março deste ano, depois que a ex-secretária de Saúde de Ribas do Rio Pardo, Carolina Bergo, contratou sem licitação, a sua própria empresa, a Clínica Médica Bergo Domingues LTDA, por R$ 567.115,20.

De acordo com o artigo 90 da Lei Orgânica do Município, servidores municipais são proibidos de estabelecer contratos com o município. Carolina deixou de secretária municipal de Saúde de Ribas no dia 4 de março.

Para suspender a comissão que pode resultar na cassação de João Alfredo, o magistrado frisa que os alvos da investigação "não foram regularmente intimados acerca da sessão" que resultou na abertura da apuração parlamentar.

"Ora, o processo conduzido pela Comissão Processante não observou, pois, os princípios do contraditório, ampla defesa e devido processo legal, haja vista que o denunciado não foi intimado de todos os atos do processo", explica Idail.

Paulo da Pax - Nessa semana, também por 7 a 4, foi aberta pela Câmara de Ribas outra comissão, mas para investigar o vereador Paulo Henrique Pereira da Silva, o Paulo da Pax (DEM). Ele é acusado de tentar implantar a prática da 'rachadinha' com o ex-secretário-geral da Casa, por ter indicado ele ao cargo.

Votaram a favor da investigação contra João Alfredo os vereadores Nego da Borracharia (PSD), Anderson Arry (PSDB), Edervânia Malta (DEM), Tânia Ferreira (SDD), Ataíde Feliciano (PSC), Cascãozinho (PSC) e Tiago do Zico (PSDB).

Já os que votaram contra a investigação foram o Pastor Isac (PTB), Luiz do Sindicato (MDB), Paulo da Pax (DEM) e Missionária Rose (PSOL) - única dessa lista que votou pelo processo contra Paulo. Já Cascãozinho, que foi a favor da investigação contra João Alfredo, votou contra a apuração contra Paulo da Pax.

Nos siga no Google Notícias