ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUINTA  25    CAMPO GRANDE 29º

Interior

MP quer fim de contrato entre Fundação de Saúde e escritório de advocacia

Contrato da Funsaud, de Dourados, com escritório da Capital também é alvo de investigação do Ministério Público

Helio de Freitas, de Dourados | 22/11/2017 13:59
Fundação de Saúde administra Hospital da Vida (Foto: Dourados News)
Fundação de Saúde administra Hospital da Vida (Foto: Dourados News)

O Ministério Público quer o fim do contrato entre a Funsaud (Fundação de Serviços de Saúde de Dourados) e o escritório de advocacia Sociedade de Advogados Aguiar e Barros, com sede em Campo Grande. O negócio já vinha sendo alvo de investigação do MP, por suspeita de irregularidade na contratação da empresa, já que a fundação possui em seu quadro de funcionários pessoas com formação jurídica.

O promotor de Justiça Ricardo Rotunno deu prazo de dez dias para a Funsaud se manifestar se vai ou não acatar a recomendação. Caso contrário, promete tomar providências judiciais e extrajudiciais para garantir a proteção ao patrimônio público.

Na mesma recomendação, o MP pede que o diretor-presidente da fundação, Américo Monteiro Salgado Junior, se abstenha de efetuar novas contratações de prestadores de serviços, principalmente para atividades que deveriam ser desempenhadas por profissionais que integram o quadro próprio de pessoal.

Responsável pelo gerenciamento do Hospital da Vida e da UPA (Unidade de Pronto Atendimento), as duas unidades de urgência e emergência de referência para uma região de 32 municípios, a Funsaud está em emergência financeira.

Por causa de uma dívida de R$ 21,4 milhões, a diretoria da fundação baixou portaria na semana passada decretando situação de emergência financeira e administrativa no órgão. Uma das principais medidas foi a suspensão de todos os contratos e pagamentos de obrigações firmados antes de 1º de novembro de 2017.

Ao Campo Grande News, Américo Monteiro disse hoje que a Funsaud não trabalha mais com o escritório de advocacia. “Foi na gestão passada”, afirmou.

Monteiro pediu que a reportagem procurasse a atual assessora jurídica, para mais detalhes sobre o contrato com a Sociedade de Advogados Aguiar e Barros, como, por exemplo, o valor pago para a empresa. A advogada disse que encaminharia as respostas “assim que possível” por e-mail, o que não ocorreu até às 13h.

Nos siga no Google Notícias