ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  19    CAMPO GRANDE 21º

Interior

MPE ajuíza ação contra superlotação em presídio de segurança máxima

Nyelder Rodrigues | 07/07/2016 22:34

O MPE (Ministério Público Estadual) ajuizou ação civil pública com pedido de tutela de urgência por causa do problema de superlotação carcerária na Penitenciária de Segurança Máxima de Naviraí - cidade localizada a 366 km de Campo Grande.

Conforme a inquérito aberto pela promotoria, o local tem capacidade para 246 presos, mas comporta atualmente 580, abrigando 135% mais presos do que poderia. A ação foi impetrada pela promotora Letícia Rossana Pereira Ferreira.

Em decorrência da superlotação, evidenciam-se outros problemas, como déficit de servidores, diversas falhas de segurança, descumprimento dos direitos dos presos e um grande impacto ambiental, consta na denúncia.

A ação de obrigação de fazer e não fazer é dirigida à Agepen (Agência Estadual do Sistema Penitenciário) e Sejusp (Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública), além do Estado de Mato Grosso do Sul.

Em 2014, a 3ª Promotoria de Justiça chegou pedir a interdição parcial do presídio de Naviraí, o que foi acatado liminarmente pela Vara Criminal. Entretanto, a questão ainda aguarda manifestação da Corregedoria-Geral de Justiça sobre a manutenção ou não da decisão do juiz.

Nos siga no Google Notícias