ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  19    CAMPO GRANDE 19º

Interior

MPE investiga se hospital cobrava taxa para fazer exame gratuito

Caroline Maldonado | 29/04/2016 09:10
Secretário nega irregularidade em exames no Hospital Municipal Cristo Rei, em Deodápolis (Foto: MS Cidades)
Secretário nega irregularidade em exames no Hospital Municipal Cristo Rei, em Deodápolis (Foto: MS Cidades)

O MPE (Ministério Público Estadual) abriu inquérito para apurar suposta irregularidade na realização de exames de raio-X, em Deodápolis, a 252 quilômetros de Campo Grande. A suspeita é de que o Hospital Municipal Cristo Rei esteja cobrando taxa aos pacientes para fazer a radiografia, que é oferecida gratuitamente pelo SUS (Sistema Único de Saúde).

Conforme publicado hoje (29) pelo órgão, a requisição do exame que chegou à procuradoria foi preenchida e assinada por uma servidora da Gerência Municipal de Saúde.

O secretário de Saúde da cidade, Antônio Ferreira de Carvalho, negou qualquer irregularidade na realização dos exames. Ele disse que a servidora assina apenas encaminhamentos quando a radiografia não pode ser feita no hospital. 

Segundo ele, ocorre que alguns exames não podem ser realizados pelo aparelho de raio-x do hospital e, por isso, os pacientes são encaminhados para a rede particular, mas não há qualquer cobrança.

“O aparelho que temos no hospital é antigo e limitado e não dá para fazer alguns exames. Então, a gente encaminha para Dourados e indica algum lugar onde é mais barato, quando os pacientes perguntam. Isso é no sentido de ajudar, mas não existe nenhum convênio e nem é cobrado”, disse o secretário.

No equipamento de raio-X do hospital são feitos exames de braço, perna e outros de pequeno porte. Os exames de tórax e os que exigem mais detalhes não podem ser realizados no local, de acordo com o Antônio.

O secretário disse ainda que o hospital disponibiliza todos os dias uma van para Dourados, em que são transportados pacientes que vão fazer consultas ou exames. “As 4h30 a van sai e leva também quem precisa fazer os exames que não podem ser feitos aqui, com encaminhamento para Dourados”, detalhou o secretário. 

Nos siga no Google Notícias