ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUINTA  25    CAMPO GRANDE 23º

Interior

MPF pede que polícia federal investigue violência contra indígenas

Priscilla Peres | 12/11/2014 13:11
A área está em processo de demarcação e cerca de 230 indígenas ocupam a fazenda. (Foto: MPF/MS)
A área está em processo de demarcação e cerca de 230 indígenas ocupam a fazenda. (Foto: MPF/MS)

O MPF/MS (Ministério Público Federal em Mato Grosso do Sul) pediu que a Polícia Federal de Naviraí - distante 366 km de Campo Grande, investigue por meio de inquérito policial, denúncias de violência contra homens e crianças indígenas da etnia guarani-kaiowá.

Segundo o MPF, o caso aconteceu na fazenda Cambará, em Iguatemi - distante 466 km de Campo Grande, na noite de domingo (9), quando um índio teria sido baleado na perna e crianças que o acompanhavam agredidas com spray de pimenta, enquanto colhiam frutas nativas.

A suspeita é de que o crime tenha sido cometido por seguranças contratados por fazendeiros da região, justamente para cometer as agressões desse tipo. Na segunda (10), o delegado da Polícia Federal responsável dirigiu-se até o local com uma equipe e com servidores da Funai. A área está em processo de demarcação e cerca de 230 indígenas da comunidade Pyelito Kue ocupam a fazenda.

Suicídio coletivo - Em 2012, a comunidade Pyelito Kue ficou conhecida em todo o país por divulgar uma carta de repúdio à decisão judicial que determinou a reintegração de posse da área que ocupavam. À época, eles disseram que a determinação da Justiça levaria a um suicídio coletivo de toda a comunidade, já que a sobrevivência dos indígenas na região estaria inviabilizada.

Nos siga no Google Notícias