ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SÁBADO  20    CAMPO GRANDE 28º

Interior

MPT vistoria siderúrgica após empregado ter quase 50% queimado em incêndio

O acidente foi o segundo na siderurgia em menos de nove meses. Em dezembro, outro funcionário morreu eletrocutado.

Adriano Fernandes | 05/09/2018 22:01
A empresa fabrica ferro gusa e emprega em torno de 250 trabalhadores. (Foto: Reprodução)
A empresa fabrica ferro gusa e emprega em torno de 250 trabalhadores. (Foto: Reprodução)

Peritos do MPT-MS (Ministério Público do Trabalho em Mato Grosso do Sul) vistoriaram, nesta semana, a empresa Vetorial Siderurgia Ltda de Corumbá – cidade a 419 quilômetros de Campo Grande-, para identificar as possíveis causas de um acidente de trabalho, ocorrido no último dia 28 de agosto.

Na ocasião, o empregado Jacques Antunes da Silva, de 42 anos, teve quase 50% do corpo queimado ao tentar apagar um foco de incêndio na área de descarga do carvão. Na inspeção, dois engenheiros em segurança e saúde do trabalho verificaram os procedimentos operacionais estabelecidos para a atividade mecanizada de descarregamento do carvão, assim como solicitaram documentos referentes à análise de risco da atividade e à qualificação dos trabalhadores para o desempenho daquela função.

Os peritos também coletaram informações sobre as medidas adotadas no socorro e transporte de Antunes até uma unidade de pronto atendimento em Corumbá. Segundo o perito Sandoval Lopes de Sousa, o relatório da inspeção será concluído em até 30 dias e será anexado ao inquérito civil instaurado no último dia 30.

O acidente

Jacques Antunes foi admitido em 2011 pela Vetorial Siderurgia e trabalha como metreiro, sendo responsável pela quantificação do carvão. Ao final do expediente na área de descarga de carvão, o empregado subiu em um caminhão pipa e, ao lançar o jato de água em direção ao pó concentrado no forro de zinco localizado acima de um refletor, percebeu o foco de incêndio.

Na sequência, houve o deslocamento do carvão acumulado para o interior do galpão, resultando na propagação das chamas e formação de uma nuvem de pó que atingiu o trabalhador. Jacques foi levado até a Santa Casa de Corumbá, mas, devido à gravidade do caso, foi encaminhado para Campo Grande, onde segue internado.

O acidente foi o segundo na siderurgia em menos de nove meses. No dia 18 de dezembro do ano passado, o mecânico Lenine Rosa dos Santos morreu enquanto realizava manutenção no topo do forno da fábrica. O trabalhador recebeu uma descarga elétrica e não resistiu.

Irregularidades

Desde 2011, 12 ações civis públicas foram ajuizadas pelo MPT-MS contra o grupo Vetorial, que abrange os segmentos de mineração, siderurgia e energético. Entre as principais violações trabalhistas apontadas nos processos, estão a falta de recolhimento do percentual referente ao Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS); instalações com risco de choque elétrico ou outros tipos de acidentes; ausência de registro dos empregados em livro, ficha ou sistema eletrônico; falta de capacitação para manuseio seguro de máquinas e/ou implementos; realização de trabalho em altura sem prévia análise de risco.

Também foram constatadas práticas de turno ininterrupto de revezamento superior a 6 horas; desrespeito ao intervalo intrajornada e repouso semanal assegurado aos empregados; dispensa arbitrária e discriminatória de trabalhadores que participaram de greve motivada por frequentes atrasos de salários; prática de graves atos antissindicais; não fornecimento de equipamentos de proteção individual, e não pagamento do tempo destinado ao deslocamento para o trabalho (horas in itinere).

Nas diligências do MPT-MS, também foi identificada falta de: procedimentos de trabalho e segurança específicos, padronizados, com descrição detalhada de cada tarefa; monitoramento da audição dos trabalhadores expostos a níveis elevados de pressão sonora, e laudo técnico para efeito de pagamento de adicional de insalubridade, em virtude dos riscos físicos e químicos decorrentes das atividades.

A Vetorial Siderurgia fica na região de Antônio Maria Coelho (BR-262), distante cerca de 35 quilômetros do perímetro urbano de Corumbá. A empresa fabrica ferro gusa e emprega em torno de 250 trabalhadores.

Nos siga no Google Notícias