ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUINTA  18    CAMPO GRANDE 24º

Interior

MS banca praticamente sozinho segurança nas fronteiras

José da Cruz | 19/07/2018 07:25
Polícia faz ronda na faixa de fronteira com o Paraguai: uma tonelada de droga apreendida por dia. ( Foto: Divulgação)
Polícia faz ronda na faixa de fronteira com o Paraguai: uma tonelada de droga apreendida por dia. ( Foto: Divulgação)

Desde 2015, o Governo de Mato Grosso do Sul tem cobrado reiteradamente medidas para reforçar o monitoramento das fronteiras. Sem participação efetiva das forças nacionais, a segurança hoje está relegada praticamente às polícias estaduais, que acabam sendo responsáveis pelo monitoramento de mais de 1.500 quilômetros de fronteira - 1.131 quilômetros com o Paraguai e 386 quilômetros com a Bolívia.

Sem o apoio federal, Mato Grosso do Sul assumiu o papel de combate ao tráfico. De acordo com a Secretaria de Justiça e Segurança Pública de Mato Grosso do Sul (Sejusp), em seis anos, de 2012 a 2017, as apreensões de drogas pelas forças do Estado saltaram de 87 toneladas para 427 por ano. Isso significa a apreensão de mais de uma tonelada por dia.

Somente no período de janeiro a junho deste ano foram retirados de circulação cerca de 150 toneladas de entorpecentes e a maior parte das apreensões foi feita na região de fronteira.

Na medida em que as apreensões aumentam, cresce também o número de presos, muitos deles sentenciados por tráfico e outros crimes transnacionais. Resultado: a população carcerária do Estado hoje é de quase 17 mil presos que cumprem pena em um sistema penitenciário com capacidade para 7.327 condenados.

Cerca de 40% dos presos custeados pelo Estado cumprem pena por crimes federais. Uma massa carcerária que custa a Mato Grosso do Sul R$ 10,6 milhões ao mês ou R$ 127,3 milhões ao ano.

O governador Reinaldo Azambuja defende, desde o início de sua gestão, atuação efetiva por parte da União nas fronteiras para impedir o tráfico de drogas e armas que alimentam a violência nos grandes centros urbanos.

“O Brasil fica enxugando gelo. Não adianta ficar apenas ali no Rio de Janeiro, sendo que a porta de entrada das drogas são as fronteiras com Bolívia e Paraguai. Nós não precisamos de mais reunião e seminários para discutir fronteira. O que precisa é ação, que o Governo Federal realmente entenda que se não colocarmos forças federais na fronteira vai acontecer o que nós estamos vendo no dia a dia nas grandes cidades – acabamos perdendo a guerra para o tráfico e para o crime organizado”, disse.

Reestruturação

Para tentar conter o tráfico de drogas e armas, o Governo do Estado precisou dar atenção especial às fronteiras. Recentemente, nomeou 72 novos delegados, medida que acabou com o déficit desses profissionais no interior de Mato Grosso do Sul, e reforçou principalmente a segurança na faixa de fronteira que conta agora com a presença de aproximadamente 30 delegados.

Além disso, está em andamento a realização do concurso público para a Polícia Militar com 450 vagas. São 50 vagas para o curso de formação de oficiais; 388 para soldados e 12 de oficiais de saúde.

Já para o Corpo de Bombeiros estão sendo destinadas 200 vagas: 23 para oficiais combatentes; 153 para soldados; 12 para oficiais de saúde e 12 para oficiais especialistas.

Outra cobrança que tem sido feita pelo Governo de Mato Grosso do Sul, conforme o secretário de Justiça e Segurança Pública, Antonio Carlos Videira, é para que seja rediscutido o convênio que o Estado tem com a União, uma vez que a Polícia Civil está sobrecarregada de inquéritos ligados ao tráfico.

“Neste caso, a corporação apura os crimes e recebe contrapartida ínfima”, explicou Videira. Essa parceria foi firmada no governo anterior e previa que, entre outras medidas, os órgãos federais prestassem apoio nas investigações e laudos periciais.

A Coordenadoria-Geral de Perícias é órgão responsável pela realização dos exames periciais nas drogas apreendidas e nos veículos usados para o tráfico. Também está na responsabilidade do Estado a destruição dos entorpecentes apreendidos e a alienação dos bens apreendidos do tráfico.

“Temos solicitado reiteradamente o apoio para liberação dos recursos para construção da sede do Departamento de Operação de Fronteira (DOF), em Dourados, do Laboratório de Análises Forenses para realização de exames, em Campo Grande, e principalmente uma maior presença das forças federais em nossas fronteiras”, afirmou o dirigente da Sejusp.

Nos siga no Google Notícias