ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUINTA  25    CAMPO GRANDE 24º

Interior

MS tem mais uma mulher como presidente de sindicato rural

Vinícius Squinelo | 25/11/2013 21:08

A médica veterinária, produtora rural e instrutora do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural, Terezinha Cândido de Souza, tomou posse como nova presidente do Sindicato Rural de Coxim, no último sábado (23). Terezinha é a sexta mulher no comando dos sindicatos rurais de Mato Grosso do Sul e a primeira a assumir este cargo no município.

A nova presidente é instrutora do Senar/MS há dezessete anos e minsitra cursos na área de inseminação artificial, empreendedorismo rural e aplicação de medicamentos. Apesar de ocupar a nova posição de liderança, Terezinha não vai abandonar as aulas. "É uma honra ver hoje aqui um dos meus ex-alunos, agora cursando a universidade. Mas quero dizer que não vou conseguir fazer nada sozinha, preciso de apoio para transformar Coxim novamente em referência da região Norte do Estado", destacou.

Durante a cerimônia de posse, Terezinha disse que sua gestão terá como meta a realização de um trabalho diferenciado que atenderá todos os produtores da cidade. "As portas do sindicato estão abertas para o pequeno, médio e grande produtor, sem diferença. Quero trazer também a família do produtor para dentro do sindicato", ressaltou Terezinha dando ênfase ao planejamento do trabalho social que pretende adotar. "Uma das primeiras ações que colocarei em prática já no início do próximo ano é levar o agro às escolas, pretendo realizar um dia de campo, com visita ao sindicato, para as crianças e adolescentes, para que elas conheçam o mundo rural de perto", salientou.

Além de Coxim, as mulheres que representam os sindicatos de MS são Telma Menezes, do Sindicato Rural Nova Alvorada do Sul; Volnete Inês Alessio Matos, de Rio Brilhante; Dora Ângela Cecílio de Lima, de Bataguassú; Maria Neide Casagrande, de Tacuru, e Roseli Ruiz, de Antônio João.

A posse foi marcada pela presença de autoridades políticas e por representantes do agronegócio e da indústria. O presidente da Federação de Agricultura e Pecuária de MS (Sistema Famasul), Eduardo Riedel, ressaltou a ascensão do agronegócio sul-mato-grossense e a importância da união do setor. "As mulheres estão provando sua capacidade de trabalho, mostrando sua força empreendedora e no campo não é diferente. Temos no Estado vários empreendimentos rurais comandados por mulheres e o movimento sindical reflete isso. Por sua experiência como produtora rural e como instrutora do Senar, temos total confiança na capacidade de Terezinha em conduzir o Sindicato Rural de Coxim", destacou.

O senador Delcídio do Amaral também valorizou a condição feminina da presidência da entidade. "As mulheres estão dominando o mundo", afirmou. Além do senador Delcídio e do presidente da Famasul, Eduardo Riedel, também estiveram presentes na cerimônia o prefeito do município, Aluizio São José, os deputados estaduais Paulo Correia, Junior Mochi, a Secretaria de Desenvolvimento Agrário, da Produção, da Indústria, do Comércio e do Turismo (Seprotur), Tereza Cristina Correa Dias, o presidente da Associação de Produtores de Soja de MS (Aprosoja/MS), Almir Dalpasquale, o diretor secretário e o diretor de relações institucionais da federação, Ruy Fachini e Rogério Beretta, respectivamente, a presidente da Câmara de Coxim, Marlene Gasperin e o presidente da Federação das Indústrias do Estado Mato Grosso do Sul (Fiems), Sérgio Logen.

Nos siga no Google Notícias