ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  19    CAMPO GRANDE 19º

Interior

Município faz projeto e espera recursos federais para manutenção de estradas

Helio de Freitas, de Dourados | 18/06/2015 12:58
Estrada vicinal no município de Itaquiraí afetada pela erosão; projeto da prefeitura prevê ampla recuperação de vias (Foto: Arquivo)
Estrada vicinal no município de Itaquiraí afetada pela erosão; projeto da prefeitura prevê ampla recuperação de vias (Foto: Arquivo)

Itaquiraí, a 410 km de Campo Grande, começou a elaborar um projeto para recuperação de todas as estradas vicinais do município, que tem o maior número de assentamentos rurais de Mato Grosso do Sul. O estudo está sendo feito pelas secretarias de Obras, de Agricultura e Meio Ambiente e de Administração, com apoio de engenheiros da prefeitura.

“Queremos um projeto consistente para ser executado em diversas etapas. A primeira para levantamento dos pontos críticos. De posse deste diagnóstico e com informações precisas, vamos começar a elaborar um projeto viável, que permita uma manutenção com maior tempo de vida útil”, afirmou o prefeito Ricardo Fávaro Neto (PSDB).

Segundo ele, o objetivo é apresentar o projeto a autoridades competentes, principalmente ao Ministério de Desenvolvimento Agrário e ao Incra (Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária, e obter recursos federais para as melhorias. “Estamos adotando um conjunto de práticas para a recuperação, manutenção e conservação dos leitos naturais, levando em consideração a integração com as áreas agrícolas”, disse Fávaro Neto.

Outros objetivos do projeto são evitar a erosão do solo, degradação do meio ambiente e garantir tráfego de veículos e escoamento da produção agrícola durante todo o ano. Segundo o prefeito, isso vai proporcionar economia de recursos gastos com a manutenção de estradas rurais.

“Com o projeto em mãos, vamos buscar o apoio de nossos deputados federais e senadores para que nos ajudem a conseguir a verba necessária. O investimento será grande e o município não tem recursos próprios para executar um plano desse tamanho”, disse o prefeito.

Nos siga no Google Notícias