ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
MARÇO, SEXTA  29    CAMPO GRANDE 22º

Interior

Município vê contaminação saltar 36% em sete dias e também fica sem leitos

Uso obrigatório de máscara e proibição de festa, não impediu dificuldade na transferência de pacientes

Tainá Jara | 08/03/2021 17:15
Fiscais da prefeitura orientam população de Camapuã (Foto: Divulgação/Prefeitura de Camapuã)
Fiscais da prefeitura orientam população de Camapuã (Foto: Divulgação/Prefeitura de Camapuã)

Nem mesmo o uso obrigatório de máscara e a proibição de festa, impediu o município de Camapuã, distante 133 quilômetros de Campo Grande, registrar alta de casos e precisar transferir pacientes.

Conforme a prefeitura, na última semana, foram registrados 45 novos casos de covid-19 na cidade. Um aumento de 36% em relação à semana anterior. O salto quase repentino impactou na rede municipal de saúde.

No sábado, rapaz de 35 anos procurou atendimento médico no hospital da cidade com suspeita de covid-19. Devido ao quadro clínico, a equipe médica solicitou transferência imediata para atendimento em suporte avançado.

Com o esgotamento de leitos nos hospitais da região, a transferência foi autorizada para o hospital regional Doutor Estácio Muniz em Aquidauana, distante 280 km de Camapuã. Conforme a prefeitura, não havia vagas em Campo Grande.

A plataforma Mais Saúde, da SES (Secretaria de Estado de Saúde), registrava ocupação de 98,99% dos leitos covid-19 em Mato Grosso do Sul, considerando dados de 71 hospitais.

Desde julho do ano passado, está em vigor no município lei que prevê multa para os moradores que não usarem máscara em todos os espaços públicos e privados de acesso ao público em geral. Também está proibida a realização festas de aniversário, casamento, bodas e outras que resulte na aglomeração de mais de dez pessoas, enquanto perdurar a pandemia.

O não cumprimento disposto na lei pode render multa de R$ 50 para pessoas físicas e R$ 250 para pessoas jurídicas.

Até o momento, seis estabelecimentos comerciais foram multados, além de quatro pessoas por não utilizarem proteção facial. Conforme a prefeitura, apesar da lei, a fiscalização estava fazendo mais um trabalho de conscientização dos moradores, no entanto, com o aumento de casos nos últimos dias, as multas voltaram a ser aplicadas com rigor.

De acordo com o boletim epidemiológico divulgado pela SES, desta segunda-feira, Mato Grosso do Sul confirmou 188.267 casos de covid-19, sendo 3.469 óbitos. Em Camapuã, houve 400 registros da doença, sendo oito óbitos.

Conforme o mapa de leitos públicos da covid-19, até o final do mês passado havia dois leitos para paciente com o coronavírus ativos no município.


Nos siga no Google Notícias