Mutirão de serviços para pessoas trans é levado a nove cidades de MS
Projeto da Defensoria Pública garante retificação gratuita de nome e gênero no registro civil

Neste mês de novembro, o projeto “TRANSformando Histórias”, da Defensoria Pública de Mato Grosso do Sul, chega a nove cidades do interior do Estado. A iniciativa oferece gratuitamente serviços de retificação de nome e gênero no registro civil. O mutirão atenderá presencialmente os municípios de Três Lagoas, Coxim, Costa Rica, Dourados, Jardim, Aquidauana, Anastácio, Corumbá e Ladário.
RESUMO
Nossa ferramenta de IA resume a notícia para você!
Os interessados devem preencher um formulário online e enviar a solicitação até o dia 25 de novembro. Após o envio, a Defensoria Pública entrará em contato com o solicitante para informar os documentos necessários para o atendimento.
- Leia Também
- Candidatos consideram primeiro dia de provas do Enem 2025 mais fácil e atual
- Suspeitos de integrar rede do PCC continuam presos após Operação Blindagem
Os atendimentos presenciais ocorrerão no dia 28 de novembro nas sedes da Defensoria Pública nos nove municípios participantes. Em Corumbá e Ladário, o mutirão será das 7h às 12h e, nas demais cidades, das 13h às 19h.
A terceira edição do projeto, que anteriormente foi realizada apenas em Campo Grande, atendeu 120 pessoas trans e transexuais entre junho de 2024 e junho de 2025. De acordo com a Defensoria Pública, a expansão para os municípios do interior é fruto de uma rede de cooperação entre instituições como a Subsecretaria Estadual de Políticas Públicas LGBT+, o Ibrat (Instituto Brasileiro de Transmasculinidades), a ARPEN/MS (Associação dos Registradores de Pessoas Naturais do Mato Grosso do Sul) e a DPU (Defensoria Pública da União), que estão entre as entidades que participarão da iniciativa.
“No dia 28, a Defensoria receberá somente as pessoas que enviaram o formulário para realizar a orientação jurídica final dos pedidos de retificação de nome e gênero diretamente nos cartórios”, explica a defensora pública Thaisa de Albuquerque, coordenadora do Nudeh (Núcleo Institucional de Promoção e Defesa dos Direitos Humanos).
Receba as principais notícias do Estado pelo Whats. Clique aqui para acessar o canal do Campo Grande News e siga nossas redes sociais.

