A notícia da terra a um clique de você.
Campo Grande, Sábado, 19 de Janeiro de 2019

24/05/2017 13:03

Na fronteira, Coronel Sapucaia comemora 32 anos de emancipação

Priscilla Peres
Monumento dos bois em homenagem a pecuária.
(Foto: Cidade Brasil)Monumento dos bois em homenagem a pecuária. (Foto: Cidade Brasil)

Coronel Sapucaia, município localizado no sul de Mato Grosso do Sul e na fronteira com o Paraguai, completa 32 anos de emancipação nesta quarta-feira (24). A cidade com pouco mais de 14 mil habitantes nasceu durante o período de expansão da erva mate.

Coronel Sapucaia é o terceiro nome do município e foi dado em reconhecimento a um herói militar do mesmo nome. O primeiro nome foi Nhu-Verá da lingua originário da indígena, na época em que a cidade era apenas um dos distritos “Patrimônio da União” do Município de Ponta Porã.

Na região, a Companhia Mate Laranjeira Mendes criou um de seus postos de abastecimento para a exploração de erva-mate, conforme autorização obtida em 1889, do Império, para exploração da erva-mate na fronteira.

Quando a Comarca de Nioaque distinguiu seus pontos políticos (na Divisão Administrativa Judiciária Territorial), o lugar foi reconhecido com o nome de Distrito de Paz Nhu-Verá, ganhando seus primeiros moradores, na maioria imigrantes. Nhu-Verá foi o berço de fusão de espíritos simples de trabalhadores. Já em 2 de dezembro de 1938 havia sido expedida certidão para a criação do Patrimônio da Povoação de Nhu-Verá, sendo denominado “Distrito de Paz de Antônio João”, situado no Município de Ponta Porã.

Em 1947, acabou o prazo de contrato que a Companhia Mate Laranjeira Mendes mantinha com o estado de Mato Grosso, e as terras que a empresa ocupava, foram sendo liberadas para a ocupação, o que causou um movimento pela legalização das mesmas. Em 6 de dezembro de 1948, o Distrito de Paz de Antônio João passou a pertencer à Comarca de Ponta Porã, e somente em 12 de novembro de 1968, o Distrito, já então Coronel Sapucaia, passou a fazer parte da Comarca de Amambai.



imagem transparente

Classificados


Desenvolvido por Idalus Internet Solutions