ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
MARÇO, TERÇA  19    CAMPO GRANDE 25º

Interior

Na fronteira, Coronel Sapucaia comemora 32 anos de emancipação

Priscilla Peres | 24/05/2017 13:03
Monumento dos bois em homenagem a pecuária.
(Foto: Cidade Brasil)
Monumento dos bois em homenagem a pecuária. (Foto: Cidade Brasil)

Coronel Sapucaia, município localizado no sul de Mato Grosso do Sul e na fronteira com o Paraguai, completa 32 anos de emancipação nesta quarta-feira (24). A cidade com pouco mais de 14 mil habitantes nasceu durante o período de expansão da erva mate.

Coronel Sapucaia é o terceiro nome do município e foi dado em reconhecimento a um herói militar do mesmo nome. O primeiro nome foi Nhu-Verá da lingua originário da indígena, na época em que a cidade era apenas um dos distritos “Patrimônio da União” do Município de Ponta Porã.

Na região, a Companhia Mate Laranjeira Mendes criou um de seus postos de abastecimento para a exploração de erva-mate, conforme autorização obtida em 1889, do Império, para exploração da erva-mate na fronteira.

Quando a Comarca de Nioaque distinguiu seus pontos políticos (na Divisão Administrativa Judiciária Territorial), o lugar foi reconhecido com o nome de Distrito de Paz Nhu-Verá, ganhando seus primeiros moradores, na maioria imigrantes. Nhu-Verá foi o berço de fusão de espíritos simples de trabalhadores. Já em 2 de dezembro de 1938 havia sido expedida certidão para a criação do Patrimônio da Povoação de Nhu-Verá, sendo denominado “Distrito de Paz de Antônio João”, situado no Município de Ponta Porã.

Em 1947, acabou o prazo de contrato que a Companhia Mate Laranjeira Mendes mantinha com o estado de Mato Grosso, e as terras que a empresa ocupava, foram sendo liberadas para a ocupação, o que causou um movimento pela legalização das mesmas. Em 6 de dezembro de 1948, o Distrito de Paz de Antônio João passou a pertencer à Comarca de Ponta Porã, e somente em 12 de novembro de 1968, o Distrito, já então Coronel Sapucaia, passou a fazer parte da Comarca de Amambai.

Nos siga no Google Notícias