ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, TERÇA  23    CAMPO GRANDE 26º

Interior

Nioaque engrossa lista de municípios em situação de emergência por conta das chuvas

Fabiano Arruda | 15/03/2011 09:17

Diário Oficial traz decreto na edição desta terça-feira

A Prefeitura de Nioaque também decretou emergência, por conta dos prejuízos causados pela chuva na área urbana e rural, e engrossa a lista de cidades do Estado na mesma situação.

Até sexta-feira passada, quando foram apontados 17 municípios que decretaram ou ainda iam adotar a medida, Nioaque não figurava na relação.

O decreto, publicado na edição desta terça-feira no Diário Oficial, descreve que, no período de 5 de fevereiro a 7 de maço, as chuvas na cidade e no Rio Nioaque somaram 344 milímetros, o que apresentou “danificações de grande monta no perímetro rural de todo município”.

Prejuízos nas estradas vicinais, suspensão de aulas e necessidade de reconstrução de pontes e até o risco de doenças como dengue e leptospirose são outras causas que constam como motivação do decreto.

O decreto, assinado pela prefeita Ilca Corral, tem validade de 60 dias.

Critérios - Ontem, durante encontro que reuniu 63 prefeitos, bancada federal e governo do Estado, um dos temas mais discutidos foi a utilização de critérios para adotar o decreto de emergência.

O governador André Puccinelli (PMDB) cobrou que a medida seja tomada de forma organizada pelos prefeitos para que a liberação de recursos seja rápida.

Governo do Estado e Defesa Civil estimaram que 17 cidades decretaram situação de emergência ou ainda vão oficializar a medida.

As cidades citadas foram: Coxim, Miranda, Rio Verde, Santa Rita do Pardo, Bandeirantes, Dourados, Chapadão do Sul, Maracaju, Sidrolândia, Rio Brilhante, Campo Grande, Aquidauana, Anastácio, São Gabriel do Oeste, Paranaíba, Dois Irmãos do Buriti e Ribas do Rio Pardo.

Nos locais, as perdas foram na infra-estrutura, em famílias desalojadas, desabrigas, ou prejuízos na safra de soja.

Nos siga no Google Notícias