ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
MARÇO, QUINTA  28    CAMPO GRANDE 26º

Interior

Nova Andradina decreta emergência por estragos de tempestade

Produtores rurais perderam itens como leite, que estragou após três dias sem refrigeração por falta de energia

Adriel Mattos | 18/10/2021 15:46
Prefeitura ainda trabalha para remover árvores caídas. (Foto: Acácio Gomes/Nova News)
Prefeitura ainda trabalha para remover árvores caídas. (Foto: Acácio Gomes/Nova News)

O prefeito de Nova Andradina, Gilberto Garcia (PL), decretou situação de emergência após a tempestade de sexta-feira (15) causar estragos e prejuízos por toda a cidade no sudeste do Estado, que fica a 300 km da Capital. O decreto foi assinado nesta segunda-feira (18).

Para justificar a medida, Garcia observou que foram registrados ventos de 72 km/h, segundo o Instituto Nacional de Meteorologia, destelhou imóveis públicos e particulares e derrubou painéis e árvores, que provocaram a suspensão do fornecimento de energia elétrica.

Hoje, a Defesa Civil identificou que parte da área rural continua sem energia.

“Nós temos conhecimento do prejuízo de agricultores devido à perda de alimentos e de leite, que deveriam ser mantidos refrigerados, mas devido ao desabastecimento de energia elétrica estragaram. Além disso, a falta de energia comprometeu o funcionamento das bombas que abastecem as propriedades rurais e muitos estão sem água desde o temporal”, declarou o coordenador da Defesa Civil, Hernandes Ortiz.

Com o decreto, a prefeitura pode dispensar licitação para adquirir itens de necessidade para atender as pessoas prejudicadas. Porém, cabe reconhecimento do Governo do Estado e da União.

A tempestade registrou ventos que ultrapassaram 100 km/h em algumas regiões. Além de Nova Andradina, Sidrolândia também já decretou emergência devido aos estragos.

Nos siga no Google Notícias