ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  26    CAMPO GRANDE 31º

Interior

Nova Ceasa vai escoar produção de 40 municípios no sul do Estado

Caroline Maldonado | 11/01/2016 07:53
Secretário de Estado de Produção e Agricultura Familiar, Fernando Lamas e o diretor-presidente da Agraer, Enelvo Felini, se reuniram com deputado federal Zeca do PT para discutir instalação de Ceasa (Foto: Divulgação/Sepaf)
Secretário de Estado de Produção e Agricultura Familiar, Fernando Lamas e o diretor-presidente da Agraer, Enelvo Felini, se reuniram com deputado federal Zeca do PT para discutir instalação de Ceasa (Foto: Divulgação/Sepaf)

O município de Dourados, a 233 quilômetros de Campo, vai sediar a segunda Ceasa (Central de Abastecimento de Alimentos) do Estado. O prédio será construído as margens da rodovia BR-163 e a menos de 200 metros da BR-376, importante rodovia para o escoamento de produtos. Segundo a Sepaf (Secretaria de Estado de Produção e Agricultura Familiar), a prefeitura doou o terreno e agora o Governo do Estado busca outras parcerias para a instalçao da central, que vai atender 40 municípios.

A área avaliada em R$ 742.129 fica no Núcleo Colonial da cidade. A central será construída em um terreno de 41.229,40 m². As informações foram divulgadas após reunião entre o diretor-presidente da Agraer (Agência de Desenvolvimento Agrário e Extensão Rural), Enelvo Felini, o secretário de Agricultura Familiar e Economia Solidária de Dourados, Landmark Rios e o coordenador de Aquicultura e Pesca do Município, Rubens Moreira Júnior, na semana passada.

“A nova Ceasa terá um caráter regional, pois através dela será possível atender mais de 40 municípios. Maracaju, por exemplo, terá a opção de negociar seus produtos em Campo Grande ou Dourados. Mas cidades como Douradina, Itaporã, Laguna Carapã, Fátima do Sul, Jateí, Caarapó e Ponta Porã terão na Ceasa de Dourados a referência para comercialização em termos de custo benefício com tempo e transporte dos produtos”, explicou o secretário Landmark.

As parcerias para começar a construção serão feitas pela Agraer (Agência de Desenvolvimento Agrário e Extensão Rural), vinculada a Sepaf. Não foi divulgada previsão de data para início das obras. O secretário de Estado de Produção e Agricultura Familiar, Fernando Lamas e o diretor-presidente da Agraer, Enelvo Felini, se reuniram, na semana passada, com o deputado federal Zeca do PT para discutir o assunto, pois o parlamentar tem entre suas prioridades a bandeira da agricultura familiar.

Dos produtos vendidos na Ceasa, 85,51% são de outras regiões do país. Os agricultores do Estado não dão conta de produzir e comercializar frutas, verduras e legumes suficientes para o consumo interno. A nova central pode ajudar a mudar este cenário ao facilitar a logística de diversas famílais que têm vontade de expandir a produção, mas não têm recurso suficiente para transportar as frutas e hortaliças até a Capital, onde está a única Ceasa de Mato Grosso do Sul.

Nos siga no Google Notícias