ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUARTA  24    CAMPO GRANDE 25º

Interior

Nova vistoria vai avaliar situação da ponte sobre o Rio Paraguai em outubro

Caroline Maldonado | 29/08/2014 13:00
Impacto da embarcação abriu fenda de 20 centímetros em pilar da ponte (Foto: Diário Corumbaense)
Impacto da embarcação abriu fenda de 20 centímetros em pilar da ponte (Foto: Diário Corumbaense)

Com a cheia do Rio Paraguai, deve acontecer apenas a partir do fim de outubro a inspeção para conferir os estragos que um barco empurrador causou na parte submersa da ponte que fica na região de Porto Morrinho, em Corumbá, a 419 quilômetros de Campo Grande. Enquanto isso, os técnicos que já realizaram vistoria no local trabalham para elaborar um planejamento para colocar a estrutura de volta o local, sem comprometer o tráfego na via, de acordo com o diretor técnico da concessionária Porto Morrinho, Wolney Freire.

“A sociedade pode ficar tranquila, porque já estamos estudando o caso e atuando sem comprometer a segurança dos usuários”, garantiu Wolney, ao informar que a concessionária já mandou fabricar peças, que estarão prontas em 20 dias e serão utilizadas na manutenção do pilar atingido.

Empurrador se soltou da margem acidentalmente (Foto: Diário Corumbaense)
Empurrador se soltou da margem acidentalmente (Foto: Diário Corumbaense)

Na terça-feira (26), um dos pilares da ponte foi atingido por um barco empurrador paraguaio, com carga de farelo de milho, abrindo uma fenda de 20 centímetros. A embarcação estava atracada na margem e o comboio se desamarrou das árvores, ficou a deriva e atingiu a ponte, na região onde não há navegação.

“Foi um choque de grande magnitude que afetou, empurrando o pilar para frente. É complicado de ser feito o reparo, mas já existe planejamento para isso e podemos fazer”, garantiu o diretor técnico.

Segundo Wolney, foram prejudicados o apoio da estrutura do pilar T4 e o outro extremo, no pilar T6. Esse último é o mesmo que foi afetado, quando a ponte foi atingida pelo barco empurrador Doña Carmen, de bandeira paraguaia, que transportava 16 barcaças de farelo de soja, em 2011.

Na época, explica Wolney, a estrutura foi restabelecida por um grupo de especialistas, um deles o calculista, com especialização em estruturas danificadas, Fernando Relvas, que participou da última vistoria nessa semana. Também integram a equipe, o engenheiro de obras e manutenção da concessionária, Leroy Gabriele.

Precaução - O Governo de Mato Grosso do Sul vai decretar estado de emergência até segunda-feira (1º) para conseguir a liberação de R$ 4 milhões do Governo Federal para construção de um dolfin, uma estrutura para proteger a ponte de acidentes com embarcações. O secretário estadual de Obras, Edson Giroto, disse que existe um projeto para a construção do dolfin, que foi apresentado ontem em reunião com o ministro dos Transportes, Paulo Passos, e o diretor-geral do Dnit (Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes), Jorge Fraxe.

O trânsito sobre a ponte está sendo feito apenas por uma via, com o sistema “pare e siga” e os veículos de carga carregados, como os bi-trens, são desacoplados para a travessia da ponte. No segundo transbordo, esses veículos não pagam pedágio da carreta vazia, segundo Wolney. A previsão é de que o tráfego continue dessa forma até futura avaliação do estado da ponte e encaminhamento da manutenção.

Nos siga no Google Notícias