A notícia da terra a um clique de você.
Campo Grande, Sexta-feira, 15 de Dezembro de 2017

13/05/2016 11:12

Nove municípios de MS comemoram aniversário nesta sexta-feira

Renata Volpe Haddad
Um dos pontos turísticos de Mato Grosso do Sul, Bodoquena completa 36 anos de emancipação nesta sexta-feira (13). (Foto: Edivaldo Souza)Um dos pontos turísticos de Mato Grosso do Sul, Bodoquena completa 36 anos de emancipação nesta sexta-feira (13). (Foto: Edivaldo Souza)

Nove municípios de Mato Grosso do Sul comemoram aniversário nesta sexta-feira (13). São eles: Angélica, Aral Moreira, Bodoquena, Deodápolis, Eldorado, Itaquiraí, Mundo Novo, Sete Quedas e Tacuru. Todos os municípios foram emancipados praticamente na mesma época.

Aral Moreira, distante 364 km de Campo Grande, completa 40 anos de emancipação política administrativa. O município está situado em uma região de fronteira seca com o Paraguai, é destaque em Mato Grosso do Sul pelo potencial de produção de grãos, tendo em vista que praticamente 80% de sua área territorial é destinado a agricultura.

Bodoquena, a 266 km da Capital, comemora 36 anos de emancipação e a prefeitura realiza celebrações para este fim de semana, com shows, bailes, culto, torneios e missa. Em tupi-guarani, o nome do município significa "nascente em cima da serra".

O município de Angélica, localizado a 263 km de Campo Grande, foi criado no dia 13 de maio de 1976, pela Lei Estadual nº 3691, desmembrando-se totalmente do Município de Dourados.

Segundo a prefeitura, dizem os desbravadores que em virtude dos préstimos e atenção que uma senhora de nome Angélica era atenciosa com os forasteiros que passavam às margens do rio Ivinhema, dando lhes comida e hospedagem. Sendo assim, o lugar ficou conhecido como Porto Angélica e mais tarde quando o vilarejo se tornou município, foi batizado com o nome devido a simpatia da senhora.

Deodápolis completa 40 anos com realização da 21ª Expoad. (Foto: Prefeitura de Deodápolis)Deodápolis completa 40 anos com realização da 21ª Expoad. (Foto: Prefeitura de Deodápolis)

Em comemoração aos 40 anos de Deodápolis, distante 252 km de Campo Grande, a prefeitura realiza a 21ª Expoad com rodeio e shows gratuitos para a população. Deodápolis é conhecido como importante celeiro agrícola e na pecuária de Mato Grosso do Sul.

Eldorado também comemora 40 anos de emancipação e recebeu este nome por ser uma terra de grandes riquezas exploráveis. Com o passar dos anos Eldorado passou a Distrito, pertencente ao município de Iguatemi e foi emancipada em 13 de maio de 1976. Para comemorar, a prefeitura realiza eventos neste fim de semana.

Itaquiraí, completa 36 anos de emancipação após ser desmembrada de Iguatemi em 1980. Com pouco mais de 17 mil habitantes, a base da economia do município é o agronegócio, realizado e dependente essencialmente do espaço rural.

Mundo Novo também comemora 40 anos hoje e é considerado um dos municípios do Conesul que oferecem melhor qualidade de vida. (Foto: Sobrinho News)Mundo Novo também comemora 40 anos hoje e é considerado um dos municípios do Conesul que oferecem melhor qualidade de vida. (Foto: Sobrinho News)

Mundo Novo comemora 40 anos nesta sexta-feira. Localizado no extremo Sul do Estado, o município faze divisa com o Paraná e com o Paraguai, através da cidade de Salto Del Guairá.

O município é considerado o que oferece melhor qualidade de vida, entre as cidades do Conesul de MS. Atualmente o município avança no sentido de estender seus serviços na área rural formada por 14 comunidades e área urbana dividida em 08 bairros, além da central.

Sete Quedas, a 471 km de Campo Grande, comemora 36 anos e a prefeitura realiza festividades no final de semana para comemorar a data. As principais fontes de renda são a pecuária bovina, soja e o cultivo da mandioca.

Tacuru também completa 36 anos e o nome do município é uma palavra em Guarani que significa cupim. O nome foi colocado pelos indígenas que habitavam a região. Existem duas histórias sobre esse nome, um é pelo fato de haver muitos cupins na cidade naquela época e outro seria por causa do cupim do boi, já que Tacuru era a Capital do Boi Gordo.

Uems recebe inscrições em seleção para cursos de Educação à Distância até dia 22
Seguem abertas até 22 de dezembro as inscrições no processo seletivo de cursos de graduação e pós-graduação, na modalidade EaD (Educação à Distância)...
Marido é suspeito de por fogo em casa com mulher e cinco filhos dentro
Um homem de 29 anos é suspeito de atear fogo na própria casa com a mulher e os cinco filhos dentro na noite desta quinta-feira (14) em Caarapó - a 28...


imagem transparente

Classificados


Desenvolvido por Idalus Internet Solutions