ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
MARÇO, QUINTA  28    CAMPO GRANDE 28º

Interior

Oito municípios no Estado comemoram aniversário nesta terça-feira

Luciana Brazil | 13/05/2014 09:57
Igreja matriz de Itaquiraí que comemora hoje 34 anos.(Foto: Divulgação)
Igreja matriz de Itaquiraí que comemora hoje 34 anos.(Foto: Divulgação)
Criança indígena em um dos rios da região. (Foto: Agência Brasil)
Criança indígena em um dos rios da região. (Foto: Agência Brasil)

A terça-feira (13) é de aniversário para sete municípios de Mato Grosso do Sul. Angélica, Deodápolis, Eldorado e Aral Moreira completam 38 anos de emancipação. Já as cidades de Bodoquena, Itaquiraí, Tacuru e Sete Quedas celebram 34 anos.

Entre as aniversariantes, Sete Quedas, localizada no sul do Estado, é a mais distante da Capital, a 471 quilômetros. Conhecida pelos invernos rigorosos, a cidade tem mais de 10 mil habitantes. A administração vai oferecer aos moradores uma programação para comemorar a data.

Em Aral Moreira, a 364 quilômetros de Campo Grande, a prefeitura preparou uma grande festa, com inauguração de obras, atividades culturais e um show com várias atrações. Na cidade, as comemorações tiveram início no mês passado, com a abertura da Copa de Aral Moreira de Esportes. A cidade tem quase 10 mil habitantes, de acordo com o IBGE.

Deodápolis comemora 38 anos. O nome da cidade é uma homenagem a um dos primeiros pioneiros do Estado, Deodato Leonardo da Silva. A 252 quilômetros da Capital, a cidade tem cerca de 12 mil habitantes.

Angélica, que também faz 38 anos, é a cidade que tem o menor número de habitantes entre as que comemoram o aniversário nesta terça-feira. São cerca de 7,5 mil moradores. Conforme os desbravadores, o município leva o nome de uma mulher que ajudava forasteiros que passavam pelo Rio Ivinhema. Ela os ajudava dando comida e água.

Promessa para o ecoturismo, Bodoquena tem forte potencial natural. A economia da cidade é baseada na agropecuária. O município tem mais de 8 mil habitantes e está a 266 quilômetros de Campo Grande.

O nome Tacuru, em Guarani, significa Cupim, segundo os indígenas que povoavam a região. Alguns acreditam que o nome tenha sido dado pela quantidade de cupins e outros alegam que o nome se refere aos cupins do boi, já que a cidade era a Capital do boi gordo. Com quase 10 mil moradores, o município sofre influencia paraguaia na culinária, com pratos típicos como a sopa paraguaia e a chipa.

Em Itaquiraí o nome vem de outro referência, o córrego. Até o século 18, a região era ocupada pelos índios terenas e caiuás. Em seguida, bandeirantes começaram a desbravar a região. Migrantes de São Paulo e Paraná chegaram à cidade em 1955. Hoje, são mais de 17 mil habitantes em Itaquiraí, que fica ao sul do Estado. A festa da pesca, que acontece anualmente, reúne dezenas de pescadores amadores e profissionais.

Eldorado também está entre as cidades que comemoram aniversário hoje. A prefeitura preparou uma festa para os moradores, com show gospel e apresentações culturais. A pecuária é o forte da região e, além disso, o município é o 11º produtor de mel de abelhas do Estado, segundo a prefeitura.

Nos siga no Google Notícias