Operação contra narcotráfico cumpriu mandados em cinco cidades de MS
Foram 19 mandados de busca e 4 de prisão preventiva contra quadrilha de traficantes
A Operação Rota Vigiada, deflagrada nesta quinta-feira (5) pelo Gaeco (Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado) do Ministério Público de Mato Grosso do Sul, cumpriu quatro mandados de prisão e 19 de busca e apreensão em Fátima do Sul, Ivinhema, Naviraí, Itaquiraí e Três Lagoas.
Os alvos fazem parte de quadrilha de traficantes de drogas trazidas do Paraguai e introduzida no território brasileiro. Inicialmente havia informação extraoficial de que a operação era contra contrabandistas de cigarro.
Conforme a assessoria do MP, a organização criminosa é estabelecida na Região Cone Sul de MS, voltada especialmente ao tráfico de drogas. Os mandados foram expedidos pelo Poder Judiciário em Fátima do Sul.
Durante as investigações, iniciadas em fevereiro deste ano, o Gaeco descobriu que a organização criminosa possui estrutura voltada ao tráfico com divisão de tarefas, contendo motoristas, batedores e grande número de “olheiros” envolvidos no monitoramento das estradas para desviar as cargas da fiscalização policial.
No período de investigações foram apreendidos pelo menos 4.700 quilos de entorpecentes em poder de membros da organização criminosa.
Conforme o Gaeco, entre os alvos dos mandados de prisão preventiva cumpridos em Naviraí e Três Lagoas, encontram-se o líder da organização e os coordenadores do grupo.
Além dos mandados expedidos pela Justiça, na manhã de hoje ocorreram apreensões de maconha, de materiais para a embalagem de drogas, dinheiro e grande quantidade de lâminas de cheque.
Houve ainda prisão em flagrante e a apreensão de três veículos. Os 19 mandados de busca e apreensão foram cumpridos em Fátima do Sul, Naviraí, Itaquiraí e Ivinhema. O Gaeco não informou onde ocorreu a prisão em flagrante e não divulgou nomes dos presos.
A operação teve apoio do DOF (Departamento de Operações de Fronteira), do Bope (Batalhão de Operações Especiais), do Batalhão de Choque, da Força Tática da Polícia Militar em Nova Andradina e da Polícia Militar Rodoviária.