ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  26    CAMPO GRANDE 24º

Interior

Operação contra roças de maconha já destruiu 450 toneladas da droga

A 29ª edição da Nova Aliança ocorre há seis dias em Amambay, departamento vizinho de MS

Helio de Freitas, de Dourados | 28/02/2022 13:50
Agente da Senad observa acampamento de traficantes em chamas. (Foto: Divulgação)
Agente da Senad observa acampamento de traficantes em chamas. (Foto: Divulgação)

Em seis dias, a 29ª edição da Operação Nova Aliança já destruiu pelo menos 450 toneladas de maconha já processada e em roças ainda a serem colhidas na fronteira do Paraguai com Mato Grosso do Sul. A ação é desenvolvida pela Senad (Secretaria Nacional Antidrogas) com apoio de helicópteros da Polícia Federal brasileira.

O trabalho está concentrado na zona de Alpasa, no Departamento (equivalente a Estado) de Amambay, cuja capital é Pedro Juan Caballero.

Até agora, segundo a agência antidrogas do Paraguai, já foram destruídos 52 acampamentos montados pelos produtores da droga em áreas de mata para picar e prensar os tabletes de maconha.

As lavouras cortadas e queimadas ocupavam 148 hectares. Cada hectare produz em média três toneladas de maconha. Outros 5.695 quilos da droga já pronta foram encontrados nos acampamentos e também incinerados. A Senad estimou em 13 milhões de dólares o prejuízo ao narcotráfico.

Conforme as autoridades paraguaias, a operação continua por vários dias a mais, inclusive, nas áreas já vistoriadas para impedir que os traficantes reocupem os espaços para novo plantio.

Nos siga no Google Notícias