ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
MARÇO, SEXTA  29    CAMPO GRANDE 22º

Interior

Operação desmonta oficina de drogas, apreende veículos, armas e munições

Operação Fronteira Alerta foi deflagrada na tarde de sexta-feira (28) e continua por tempo indeterminado

Izabela Sanchez | 29/12/2018 08:51
Polícia acredita que droga apreendida pese mais de uma tonelada (Foto: Divulgação)
Polícia acredita que droga apreendida pese mais de uma tonelada (Foto: Divulgação)

A operação deflagrada pela DOF (Departamento de Operações de Fronteira), Fronteira Alerta, deflagrada na tarde de sexta-feira (28) pela corporação, desmontou, em Paranhos, a 469 km de Campo Grande, uma “oficina mecânica de fachada”, onde funcionava um setor de carregamento e transporte de drogas.

No local, conforme a corporação, foram apreendidos seis veículos, de modelos como Land Rover e Amarok – quatro veículos com registros de roubos e dois com sinais de adulteração -. Os dois veículos com indício de serem adulterados estavam carregados com drogas. Nenhuma pessoa foi presa, e homens teriam fugido da oficina. A corporação acredita que a quantidade de drogas, que a princípio seria maconha, passe de uma tonelada, mas as substâncias ainda estão sendo pesadas.

A oficina funcionava como depósito. Do local, os veículos saíam carregados com drogas que eram levadas para outros estados. Além dos veículos, os policiais encontraram armas de fogo, munições, coletes balísticos e rádios de comunicação.

Veículos estavam carregados de drogas que seriam levadas para outros estados (Foto: Divulgação)
Veículos estavam carregados de drogas que seriam levadas para outros estados (Foto: Divulgação)
Armas e munições também foram apreendidas com quadrilha. (Foto: Divulgação DOF)
Armas e munições também foram apreendidas com quadrilha. (Foto: Divulgação DOF)

Fronteira em guerra – A operação tenta coibir os crimes na fronteira com o Paraguai e abrange os municípios de Coronel Sapucaia, Paranhos e Sete Quedas. As ações seguem o rastro de violência atribuída a uma disputa entre grupos de traficantes, que tem causado medo em moradores nas localidades dos lados brasileiro e paraguaio da fronteira, principalmente no entorno de Sete Quedas.

O entorno de Paranhos, principalmente na comunidade paraguaia de Ypejhú, tem registrado cenário de guerra. Em 19 de dezembro, mais de 30 bandidos armados promoveram um ataque com explosivos à mansão e a uma loja de veículos em busca de Diego Zacarias Alderete Peralta, apontado como chefe local do tráfico.

No mesmo dia, um comerciante brasileiro teve a casa invadida por bandidos. Emiliano Fernandes foi espancado e ameaçado de morte caso não fizesse um pagamento de US$ 200 mil até o início de 2019. Autoridades paraguaias se deslocaram para a região a fim de tentar apaziguar a região do outro lado da fronteira. O jornal ABC Color cita o brasileiro Sérgio de Arruda Quintiliano Neto, 32, o Minotauro, como mandante de ação para tentar controlar o crime organizado.

Na noite de quinta-feira (27), também em Paranhos, um tiroteio deixou um traficante ferido e resultou na apreensão de um Toyota Corolla roubado no início do ano em Curitiba (PR). Equipes do DOF patrulhavam a região e foram acionadas por moradores, que informaram sobre a troca de tiros. O veículo foi localizado com marcas de disparos, vidros quebrados e portas destravadas, além de marcas de sangue.

A operação atua com suporte de helicóptero da Sejusp (Secretaria Estadual de Justiça e Segurança Pública). O objetivo é combater crimes como o contrabando de armas e munições e o tráfico de drogas, recuperar veículos objetos de roubos e furtos, cumprir mandados de prisão e reforçar o policiamento e bloqueios para fiscalização em estradas estaduais e vicinais.

Nos siga no Google Notícias