A notícia da terra a um clique de você.
Campo Grande, Sábado, 19 de Janeiro de 2019

28/12/2018 07:58

A cinco dias de deixar mandato, Temer institui plano de segurança na fronteira

Ações contra crime organizado na faixa internacional faz parte de plano nacional publicado em decreto

Silvia Frias
Combate ao crime na fronteira é dificultado por extensão territorial (Foto:divulgação)Combate ao crime na fronteira é dificultado por extensão territorial (Foto:divulgação)

A cinco dias de deixar o cargo, o presidente da República, Michel Temer, publicou decreto que institui o PNSP (Plano Nacional de Segurança Pública e Defesa Social), que estabelece 15 metas de ação para reduzir os índices de violência no Brasil, entre eles, aumentar os aparatos de fiscalização na região de fronteira no país.

Conforme decreto publicado ontem, os primeiros objetivos são a redução dos índices de homicídio em geral e, especificamente, as violências contra mulher. As outras metas incluem aprimoramento do sistema prisional, fortalecimento dos municípios na prevenção dos crimes. No geral, a meta é reduzirem 3,5% o índice de homicídios por ano.

Especificamente sobre a região de fronteira, o decreto tem dois itens: o objetivo de fortalecimento do aparato de segurança e a implementação de programas de combate ao tráfico de armas, munições, drogas e contrabando. Mas o texto não detalha quais serão as ações efetivas para combate ao crime organizado nessa região.

Na região de Mato Grosso do Sul, são cerca de 1,3 mil quilômetros de fronteira com Bolívia e Paraguai, sendo as principais rotas usadas pelo crime organizado.

O PNSP terá prazo de duração de dez anos e deverá ser implementado em ciclo de dois anos.

TJ abre comarca "risca faca" na fronteira
Risca faca - No dia 17 de janeiro deve ser inaugurada a comarca da Justiça Estadual em Coronel Sapucaia. Além de estrutura, os servidores vão precisa...
Mega-Sena acumula e pode pagar até R$ 38 milhões na quarta
Ninguém acertou as seis dezenas da sorte na noite deste sábado (19) e o prêmio da Mega-Sena acumulou em R$ 38 milhões. O próximo sorteio está previst...


imagem transparente

Classificados


Desenvolvido por Idalus Internet Solutions