ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, TERÇA  16    CAMPO GRANDE 24º

Interior

Órgãos captados de guarda morto vão para pessoas da Capital, Acre e SP

Coração e pulmão não foram retirados porque não haveria tempo para serem transplantados; guarda municipal teve AVC

Helio de Freitas, de Dourados | 11/01/2017 10:15
Médicos fazem captação de órgãos em hospital de Dourados (Foto: Weslei Queiroz/Divulgação)
Médicos fazem captação de órgãos em hospital de Dourados (Foto: Weslei Queiroz/Divulgação)

Os órgãos retirados do guarda municipal Roberto Aparecido Ramos, que teve morte cerebral declarada na segunda-feira, vão para pacientes de Campo Grande, do Acre e de São Paulo. O procedimento foi feito na manhã de hoje (11) no Hospital da Vida, em Dourados, cidade a 233 km da Capital.

Ramos sofreu um AVC (Acidente Vascular Cerebral) na semana passada e teve a morte encefálica confirmada pelos médicos há dois dias. A captação é a primeira na história do Hospital da Vida, que atende pacientes de toda a região sul de MS através do SUS (Sistema Único de Saúde).

Médicos de Goiânia, São Paulo e Dourados fizeram a captação dos órgãos, que estão sendo levados para os locais de transplante em um avião da FAB (Força Aérea Brasileira). A aeronave pousou no início da madrugada de hoje no aeroporto da cidade.

O transporte de órgãos passou a ser feio pela FAB após o presidente Michel Temer (PMDB) assinar um decreto no ano passado, autorizando o serviço.

De acordo com a assessoria de imprensa da Secretaria de Saúde de Dourados, o fígado será levado para o Acre. O médico que vai fazer o transplante faz parte da equipe enviada a Dourados para a captação.

Já as córneas de Roberto Ramos vão para Campo Grande e os rins para São Paulo. Conforme a Secretaria de Saúde, o coração e o pulmão não foram retirados porque não haveria tempo para o transplante. Esses órgãos suportam no máximo quatro horas depois de captados do paciente morto.

Nos siga no Google Notícias