ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUINTA  25    CAMPO GRANDE 29º

Interior

Outro “patrão” do contrabando de cigarro está próximo de ganhar liberdade

Defesa de “Kandu” conseguiu reduzir pena no âmbito da Operação Nepsis e revogação da prisão na Operação Teçá

Helio de Freitas, de Dourados | 17/05/2022 11:16
Carga de cigarro contrabandeado do Paraguai apreendida em janeiro em Dourados. (Foto: Divulgação)
Carga de cigarro contrabandeado do Paraguai apreendida em janeiro em Dourados. (Foto: Divulgação)

Carlos Alexandre Goveia, 41, o “Kandu”, apontado pela polícia como um dos principais “patrões” da máfia do cigarro contrabandeado na fronteira de Mato Grosso do Sul com o Paraguai, está perto de ganhar liberdade.

Alvo das operações Nepsis (setembro de 2018) e Teçá (agosto de 2019), Carlos Alexandre foi preso em março do ano passado em Paulínia (SP), onde se escondia da Justiça usando identidade falsa.

Kandu foi apontado pela Polícia Federal e pelo MPF (Ministério Público Federal) como um dos quatro principais chefes do esquema de contrabando de cigarro paraguaio na linha internacional. Os outros são Ângelo Guimarães Ballerini, o “Alemão”, Valdenir Pereira dos Santos, o “Perna”, e o ex-policial militar Fábio Costa, o “Pingo”.

No âmbito da Operação Nepsis, os advogados que defendem Kandu – Joan Carlos Xavier Biserra e Fabio Adriano Rombaldo – conseguiram a absolvição em primeiro grau da acusação de contrabando.

Em relação ao crime de organização criminosa, pelo qual Kandu foi condenado a seis anos e três meses de reclusão em março do ano passado, a defesa apresentou habeas corpus para que ele possa cumprir o restante da pena em liberdade, pois está próximo de progredir para o regime semiaberto. O recurso deve ser julgado em breve.

“Já apresentamos apelação criminal em relação a este processo, buscando a absolvição total, subsidiariamente, a redução da pena e alteração do regime prisional. A defesa também conseguiu desconstruir os pedidos de inclusão no sistema penitenciário federal, e o Carlos cumpre pena nos sistema penitenciário do Estado de São Paulo”, informou o advogado Joan Carlos Biserra.

Em relação à Operação Teçá, a 11ª Turma do TRF (Tribunal Regional Federal) da 3ª Região em São Paulo, concedeu habeas corpus a Carlos Goveia no dia 12 deste mês. Por 2 votos a 1, a turma determinou a revogação da prisão preventiva por excesso de prazo.

Kandu terá de cumprir medidas cautelares, entre as quais entregar o passaporte. Ele responderá esse processo em liberdade assim que conseguir a liberação no âmbito da Operação Nepsis. A defesa acredita que isso ocorra nos próximos dias.

“Papada” – Outro acusado de contrabando no âmbito da Operação Nepsis, Hermeson Lopes da Costa, o “Papada”, também foi beneficiado através de recurso apresentado pelos mesmos advogados de Kandu.

Ele tinha sido condenado a 6 anos, 3 meses e 18 dias de reclusão e ao pagamento de 22 dias-multa, no valor de 5 salários mínimos. Com julgamento da apelação, restou apenas a condenação por organização criminosa (5 anos e 4 meses de reclusão).

Como já tem direito à progressão de regime fechado para semiaberto, Hermeson deve deixar a Penitenciária de Segurança Máxima de Naviraí em breve. No âmbito da Operação Teçá, ele também teve a prisão preventiva revogada por excesso de prazo.

Nos siga no Google Notícias