ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
JULHO, QUARTA  17    CAMPO GRANDE 23º

Interior

Parque na fronteira era ponto estratégico do tráfico, com 20 pistas clandestinas

Operação da Senad apreendeu 876 quilos de cocaína e identificou acampamento, com árvore crivada de balas

Por Silvia Frias e Helio de Freitas, de Dourados | 15/06/2024 12:01
Aeronaves apreendidas em pista clandestina no parque paraguaio (Foto/Divulgação/Senad)
Aeronaves apreendidas em pista clandestina no parque paraguaio (Foto/Divulgação/Senad)

Investigação realizada pela Senad (Secretaria Nacional Antidrogas) presume que traficantes paraguaios abriram de 15 a 20 pistas clandestinas no Parque Nacional Paso Bravo para o transporte de drogas na região de fronteira. A identificação da área como ponto estratégico foi feita durante meses, com ajuda de monitoramento eletrônico por drones.

Ontem (14), os policiais apreenderam 876 quilos de cocaína em uma das pistas clandestinas identificadas dentro do parque. Houve tiroteio e um agente foi ferido no braço, sem gravidade. Os bandidos abandonaram as aeronaves, veículos e a carga.

A droga, avaliada em US$ 6 milhões, está sendo levada para Assunção (PY), onde chegará hoje à tarde, sob forte aparato de segurança.

Árvore era usada como alvo pelos traficantes (Foto/Reprodução)
Árvore era usada como alvo pelos traficantes (Foto/Reprodução)

A Senad divulgou imagens do acampamento usado como base de operação, onde as aeronaves pousavam para o desembarque da droga e abastecimento. O local fica distante 11 quilômetros do território sul-mato-grossense.

Nas imagens, chama atenção uma árvore crivada com cápsulas, usadas como ponto de treinamento dos traficantes. Também foram encontrados galões com combustível usado na aviação.

Flagrante aconteceu na sexta-feira, em ação da Senad (Foto/Divulgação/Senad)
Flagrante aconteceu na sexta-feira, em ação da Senad (Foto/Divulgação/Senad)

A área, segundo a Senad, era estratégica para a quadrilha, por conta do isolamento, de difícil acesso em área de floresta e próxima da fronteira brasileira. A polícia diz que a quadrilha é composta principalmente por paraguaios, mas não descarta a participação de brasileiros e bolivianos.

Parque Nacional Paso Bravo. Criado em 1998, o parque tem 93 mil hectares e fica localizado no departamento de Concepción, ao lado dos municípios de Caracol e Porto Murtinho.

Receba as principais notícias do Estado pelo Whats. Clique aqui para acessar o canal do Campo Grande News e siga nossas redes sociais.


Nos siga no Google Notícias