ACOMPANHE-NOS    
AGOSTO, DOMINGO  07    CAMPO GRANDE 20º

Interior

PF apreende 11 carretas com R$ 33 milhões em cigarros do Paraguai

Esta é a segunda maior apreensão de cigarros feita pela Policia Federal de Naviraí.

Por Adriano Fernandes, Guilherme Henri e Ângela Kempfer | 15/06/2018 20:56
Comboio chegando com escolta da PF, esta noite (15) na cidade de Ivinhema. (Foto: Umberto Zum/Ta Na Mídia Navirai)
Comboio chegando com escolta da PF, esta noite (15) na cidade de Ivinhema. (Foto: Umberto Zum/Ta Na Mídia Navirai)

A Polícia Federal de Naviraí apreendeu comboio de 11 carretas carregadas com caixas de cigarros contrabandeados do Paraguai. O carregamento foi apreendido no município de Ivinhema, a 282 quilômetros da Capital e está estimado em R$ 33 milhões, segundo a PF. 

As carretas estavam na área urbana da cidade e nove pessoas, sendo todos motoristas, foram presas, mas não tiveram os nomes divulgados. Conforme o site Tá Na Mídia Naviraí, o comboio com as carretas escoltadas por viaturas da PF, chegou em Naviraí por volta das 18h15 desta sexta-feira (15), e seguiu direto para a Delegacia da Polícia Federal.

Esta é a segunda maior apreensão de cigarros feita pela Policia Federal de Naviraí. A primeira foi em agosto de 2009, onde a PF local apreendeu 15 carretas que transportavam caixas de cigarros, em uma rodovia do município de Bataguassu, sendo que essa também foi a maior apreensão do produto feita pela corporação no país.

Nesta sábado (16), a Polícia Federal de Naviraí, deve emitir uma nota a imprensa, dando mais detalhes da apreensão.

Máfia dos cigarreiros

Nesta quinta-feira (14), a Polícia Militar também apreendeu outras duas carretas de cigarros e uma de contrabando em Terenos, cidade a 32 quilômetros de Campo Grande. Segundo a PM, por volta das 15h, a equipe do município recebeu denúncias sobre carretas paradas a margem da estrada que liga Terenos a Dois Irmãos do Buriti de maneira incomum.

A PM foi ao local, quando aproximadamente 5 quilômetros distante da cidade de Terenos, abordou um caminhão carregado com cigarros do Paraguai. Porém, no momento da ação, um Fiat Mob branco, fez retorno na estrada e seguiu em direção a Dois Irmãos do Buriti. O carro foi seguido e acabou interceptado.

Questionado, o motorista confessou que era “batedor” na estrada para a passagem de cigarro no trecho. Além disso, foi encontrado com ele certa quantia em dinheiro – valor não informado – que pode ser o pagamento recebido pele serviço.

Na sequência, policiais receberam informações sobre outra carreta Bitrem estacionada na beira da estrada, 5 quilômetros à frente. Ao verificar a denúncia, policiais militares encontraram um caminhão trator tracionando e dois reboques com carga de cigarros também do Paraguai.

Os envolvidos foram encaminhados rumo a Terenos. No percurso, um motorista que trafegava na estrada informou a equipe policial que outro caminhão estava parado na entrada de uma propriedade rural. Lá, a polícia localizou mais um caminhão que transportava cigarros contrabandeados.

Já na unidade policial, no momento em que a ocorrência era registrada, compareceu um homem – que não teve o nome divulgado - conduzindo o veículo Chevrolet Cobalt. Ele se apresentou e disse ser conhecido do proprietário dos veículos até então conduzidos. O homem se mostrou disposto a tentar negociar a liberação das cargas e envolvidos, mas acabou também acabou preso.

No total, foram cinco pessoas presas e três veículos apreendidos. Todos foram encaminhados para a delegacia de Polícia Federal de Campo Grande. Não há confirmação se apreensão desta quinta-feira (14) tem relação com o comboio apreendido hoje. 

Apreensão feita pela Polícia Militar de Terenos, ontem (14), flagrou três carretas com os cigarros. (Foto: Divulgação PM)
Apreensão feita pela Polícia Militar de Terenos, ontem (14), flagrou três carretas com os cigarros. (Foto: Divulgação PM)
Nos siga no Google Notícias