ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
MARÇO, SEXTA  29    CAMPO GRANDE 22º

Interior

PF apreende dinheiro na ação que combate união entre tráfico e doleiros

Vídeo divulgado pela Polícia Federal de Curitiba mostra cumprimento de mandado de busca e apreensão em Dourados

Aline dos Santos | 15/05/2018 09:34
Material apreendido é levado para a superintendência da PF em Campo Grande. (Foto: Saul Schramm)
Material apreendido é levado para a superintendência da PF em Campo Grande. (Foto: Saul Schramm)

A operação Efeito Dominó, realizada hoje (dia 15) pela PF (Polícia Federal) e que mostra a convergência de interesses do tráfico e de doleiros para lavagem de capital, fez apreensão de dinheiro em Dourados.

Vídeo divulgado pela Polícia Federal de Curitiba (Paraná), que coordena ação realizada nesta terça-feira, mostra grande quantidade de cédulas de R$ 100 no cumprimento de mandado de busca e apreensão em Dourados. A operação é realizada em Mato Grosso do Sul, Rio de Janeiro, Pernambuco, Ceará, Paraíba, Distrito e Federal e São Paulo.

Em Mato Grosso do Sul, os mandados são cumpridos em Campo Grande (um mandado de prisão preventiva e um mandado de busca), Amambai (um mandado de busca e apreensão) e Dourados (um mandado de prisão temporária e um mandado de busca e apreensão).

Na simetria de interesses entre o tráfico e doleiros, a investigação aponta de um lado a necessidade de disponibilidade de grande volume de reais em espécie para o pagamento de propinas à clientela dos doleiros.

Do outro, traficantes internacionais como Luiz Carlos da Rocha, o Cabeça Branca, que possuíam disponibilidade de recursos em moeda nacional e necessitavam de dólares para efetuar as transações internacionais com fornecedores de cocaína.

O nome “Efeito Dominó” é uma alusão ao fato de existir um efeito em cascata no tráfico internacional de entorpecentes, pois o dinheiro necessita de forte estrutura de lavagem, com movimentação de recursos em espécie no País a partir de intervenção de doleiros.

Ao todo, 90 policiais federais cumprem 26 ordens judiciais, sendo 18 mandados de busca e apreensão, cinco mandados de prisão preventiva e três mandados de prisão temporária.

Nos siga no Google Notícias