A notícia da terra a um clique de você.
Campo Grande, Terça-feira, 28 de Fevereiro de 2017

24/12/2014 18:20

PMA fecha serraria clandestina em assentamento de Alcinópolis

Michel Faustino
Equipamentos utilizados para fazer o corte das madeiras também foram apreendidos. (Foto: Reprodução/PMA)Equipamentos utilizados para fazer o corte das madeiras também foram apreendidos. (Foto: Reprodução/PMA)
Centenas de vigas, caibros e tábuas foram apreendidos. (Foto: Reprodução/ PMA)Centenas de vigas, caibros e tábuas foram apreendidos. (Foto: Reprodução/ PMA)

A PMA (Polícia Militar Ambiental) fechou na tarde de terça-feira (23) uma serraria que funcionava sem autorização ambiental em um assentamento do município de Alcinópolis, a 402 quilômetros de Campo Grande.

De acordo com informações do site “Dourados Agora” a atividade ilegal foi localizada no assentamento rural Santa Fé, no lote 205 e foram encontradas madeiras serradas das espécies aroeira (madeira protegida por lei) e ipê sem origem, ou seja, sem a autorização ambiental (DOF – Documento de Origem Florestal). Parte da madeira era explorada e armazenada em um sítio localizado a 7 km do assentamento.

O proprietário da serraria foram autuados administrativamente e multados em R$ 36.407,34. Eles responderão por crime ambiental de funcionar atividade potencialmente poluidora sem autorização ambiental e de armazenar e explorar madeira de lei ilegalmente.

Se condenados poderão pegar pena de detenção de três meses a um ano pela atividade de serraria e, de um a dois anos de detenção pela madeira ilegal. Devido a exploração da aroeira que não pode ser cortada sem Plano de Manejo, a pena é agravada.

Produtos apreendidos -  25 vigas de madeira medindo 5,30 m de comprimento por 8 cm de altura e 12 cm de largura; 23 vigas medindo 2,20 m de comprimento por 8 cm de altura e 12 cm de largura, 5 caibros medindo 5,40 m de comprimento por 8 cm de altura e 8 cm de largura, 5 tábuas de aroeira medindo 2 m de comprimento por 40 cm de altura e 40 cm de largura, 4 toras de aroeira cortadas e 1 tora de ipê cortada, 1 motosserra marca Stihl, 122 vigas medindo 4 m de comprimento por 12 cm de largura e 5 cm de altura, 207 tábuas de 4 m de comprimento por 15 cm de largura e três cm de largura, 59 tábuas de 2,20 m de comprimento por 13 cm de largura e 3 cm de altura, 282 (estacas para cerca) de madeira medindo 2,20 metros de comprimento.

Velório de jovens mortos em acidente leva 400 à ginásio e cancela Carnaval
O velório de quatro dos cinco jovens mortos em um acidente na rodovia BR-060, em Camapuã - município localizado a 133 km de Campo Grande -, levou pel...
Incêndio em fazenda é controlado e prejuízo pode ser de R$ 2 milhões
O incêndio que atingiu a fazenda Novilho, localizada em Caarapó - município que fica a 283 km de Campo Grande - e ocupada por índios Guarani-Kaiowá d...



imagem transparente

Classificados


Desenvolvido por Idalus Internet Solutions