ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUINTA  25    CAMPO GRANDE 21º

Interior

Polícia descarta principais grupos terroristas em execuções na fronteira

Oficial da Polícia Nacional diz que EPP e ACA não atuam na região onde colono e empregados foram mortos

Helio de Freitas, de Dourados | 23/11/2021 17:01
Viaturas da polícia perto de propriedade onde colono e empregados foram mortos (Foto: Última Hora)
Viaturas da polícia perto de propriedade onde colono e empregados foram mortos (Foto: Última Hora)

A Polícia Nacional descartou envolvimento dos dois principais grupos terroristas do Paraguai nos assassinatos do colono menonita Helmut Ediger Friesen, 74, e dois funcionários dele, ontem (22), na área rural de San Estanislao, a 130 km em linha reta do município de Paranhos (MS). Um terceiro funcionário conseguiu escapar dos criminosos.

Helmut, o capataz Rolando Dias Gonzales e o brasileiro Odair dos Santos foram sequestradores por volta de meio-dia e mortos a tiros e golpes de faca, mesmo após o pagamento do resgate. O valor pago chegaria a R$ 1,6 milhão.

Em entrevista a emissoras de rádio do país vizinho, na tarde desta terça-feira (23), o comissário Gilberto Fleitas, subcomandante da Polícia Nacional, disse que a região onde os crimes ocorreram não são área de atuação do EPP (Exército do Povo Paraguaio) e da ACA (Agrupação Campesina Armada).

Os dois grupos (a ACA foi fundada por dissidentes do EPP) respondem pela maioria dos sequestros, assaltos, saques, assassinatos e destruição de propriedades particulares no norte do Paraguai.

“Acreditamos que são outros grupos. Vamos identificar e localizar esses criminosos”, prometeu Fleitas. A execução do colono menonita e de seus empregados mesmo com pagamento do resgate provocou comoção no Paraguai.

O prefeito de San Estanislao (cidade também conhecida como Santaní), Agustín Ovando, disse que a região não é zona de influência dos grupos terroristas. Ele diz acreditar que são criminosos de fora.

Nos siga no Google Notícias