ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  19    CAMPO GRANDE 29º

Interior

Polícia investiga morte de mulher após parto em maternidade de hospital

Família procurou polícia para denunciar morte de mulher de 30 anos após cesariana; MPF já investiga mortes ocorridas no ano passado

Helio de Freitas, de Dourados | 05/02/2016 10:34
Maternidade do Hospital Universitário de Dourados; mais uma morte ocorrida no local é denunciada à polícia (Foto: Divulgação)
Maternidade do Hospital Universitário de Dourados; mais uma morte ocorrida no local é denunciada à polícia (Foto: Divulgação)

Mais uma morte ocorrida na maternidade do HU (Hospital Universitário) de Dourados, cidade a 233 km de Campo Grande, será investigada pela polícia. O caso foi denunciado por familiares da mulher, de 30 anos, que morreu após passar por uma cesariana na maternidade do hospital pertencente à UFGD (Universidade Federal da Grande Dourados).

De acordo com o boletim de ocorrência, Josimara Ramires Machado, 30, morreu na noite de quarta-feira (3). Segundo os familiares que procuraram a polícia, ela estava na 40ª semana de gestação e na terça, dia 2, procurou atendimento na maternidade.

O médico que a examinou teria constatado pouco movimento do bebê e solicitou dois exames, segundo o boletim de ocorrência. Os familiares contam que após esses exames, o médico decidiu fazer o parto induzido, com um medicamento intravaginal chamado Misoprostol, para auxiliar na dilatação.

Entretanto, o procedimento não teria surtido efeito. Na quarta-feira, outra medicação foi usada e mais uma vez não houve a dilatação necessária e Josimara foi submetida à cesariana. Segundo a denúncia, ela estava bem após a cirurgia, mas por volta de 19h30 teria apresentado vômitos e falta de ar. Ela morreu por volta de 21h30.

HU – Procurada pelo Campo Grande News, a assessoria de comunicação do HU se manifestou, em nota, sobre a morte de Josimara.

“Após consulta e exames, foi identificado que a paciente estava com pouco líquido intrauterino, sendo, portanto, induzido o parto. No entanto, a indução não apresentou resultado satisfatório e a conduta adotada foi, no dia 3 de fevereiro, a realização de cesariana”, diz o hospital.

A nota continua: “O procedimento se deu sem qualquer intercorrência e o bebê, do sexo masculino, nasceu às 15h12, pesando 2.880 gramas. A mãe, por sua vez, foi encaminhada à enfermaria obstétrica às 17h40, junto com o recém-nascido, e chegou a amamentá-lo, apresentando integridade em sua condição física”.

Na noite do mesmo dia, segundo o HU, “a paciente se sentiu mal e foi imediatamente amparada pela equipe médica, que providenciou a medicação e os procedimentos clínicos adequados para o quadro. No entanto, Josimara não resistiu a uma parada cardiorrespiratória e foi a óbito”.

O Hospital informou que a equipe médica que atendeu a paciente registrou evolução muito rápida, com quadro de hipotensão (pressão baixa) e insuficiência respiratória, necessitando do uso de ventilação mecânica. “Em casos com essa evolução, as causas mais frequentes do óbito são embolias pulmonares, hemorragias ou problemas cardíacos”.

A assessoria encerra a nota informando que a causa oficial da morte será informada em laudo de médico legista que procedeu ao exame de necropsia, a pedido da família, mediante investigação policial. O bebê encontra-se em observação no HU. O estado de saúde dele é bom, com previsão de alta para a tarde de hoje (5).

Mortes de bebês – Em outubro do ano passado, o MPF (Ministério Público Federal) instaurou inquérito civil para investigar as mortes de bebês ocorridas na maternidade do HU de Dourados. A investigação abrange mortes perinatais (óbitos fetais a partir de 154 dias de gestação) e mortes neonatais precoces (na primeira semana de vida).

Na época, informações foram solicitadas ao Conselho Municipal de Saúde e ao Núcleo de Vigilância Epidemiológica da Secretaria Municipal de Saúde, mas até agora o MPF não se manifestou sobre as investigações.

Nos siga no Google Notícias