ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  19    CAMPO GRANDE 29º

Interior

Políticos paraguaios são investigados por ligação com traficante brasileiro

Assim como Cabeça Branca, ex-senador Óscar Daher é acusado de montar empresa de fachada para lavar dinheiro

Helio de Freitas, de Dourados | 04/09/2018 09:43
Cabeça Branca foi preso no ano passado e está em presídio federal no Paraná (Foto: Arquivo)
Cabeça Branca foi preso no ano passado e está em presídio federal no Paraná (Foto: Arquivo)

Políticos e empresários do Paraguai entraram na mira do Ministério Público daquele país por ligação com um dos maiores narcotraficantes da América Latina, o sul-mato-grossense Luiz Carlos da Rocha, o “Cabeça Branca”. O elo entre eles são empresas de fachada.

Foragido por quase três décadas após dominar o tráfico na fronteira com Mato Grosso do Sul ao lado de Jorge Rafaat Toumani – executado em 2016 – Cabeça Branca foi preso no ano passado em Sorriso (MT), onde se passava por pecuarista.

Luiz Carlos da Rocha, que ocupou a lista dos mais procurados da Interpol, passou por várias cirurgias plásticas para mudar o rosto. Atualmente cumpre pena no Presídio Federal de Catanduvas, no Paraná.

Entre os políticos paraguaios ligados a Cabeça Branca está o ex-senador Óscar González Daher, acusado de criar uma empresa de fachada para lavagem de dinheiro, a Príncipe di Savoia SA, dedicada ao mercado imobiliário. Em cinco anos, a empresa laranja teria movimentado pelo menos oito bilhões de guaranis, o equivalente a 5,6 milhões de reais.

De acordo com o jornal Última Hora, do Paraguai, os promotores René Fernández e Liliana Alcaraz analisam documentos apreendidos na semana passada durante buscas nas cidades de Luque e Assunção. A investigação inclui enriquecimento ilícito, lavagem de dinheiro e evasão de divisas.

Também estão sendo investigados por ligação com Cabeça Branca os empresários Ricardo Galeano e Walid Amine Sweid, proprietários da Global Logistic Solution SA, uma empresa de transporte aéreo envolvida em um grande escândalo de lavagem de dinheiro descoberto em novembro de 2016.

A promotora Lorena Ledesma afirma que Cabeça Branca e os filhos, Rafael Pigozza Rocha e Bruno Payao Rocha, colocaram somas milionárias de dinheiro de origem ilícita no sistema financeiro paraguaio, adquirindo empresas de papel e de fachada, usando testas de ferro.

Uma das empresas de Cabeça Branca é a Agroganadera Santa Edwiges SA, criada em 2004 com capital social de 30 bilhões de guaranis. Todos têm ligação com o doleiro Darío Messer, envolvido em escândalos políticos no Brasil.

Nos siga no Google Notícias