ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SÁBADO  20    CAMPO GRANDE 28º

Interior

Portaria impede entrada de novos internos no presídio de Ponta Porã

Nícholas Vasconcelos | 02/10/2012 15:22
Cela do Presídio de Ponta Porã durante inspeção da OAB/MS. Portaria manda diminuir superlotação no local. (Foto: Divulgação)
Cela do Presídio de Ponta Porã durante inspeção da OAB/MS. Portaria manda diminuir superlotação no local. (Foto: Divulgação)

Portaria da Vara Criminal de Ponta Porã proibiu a entrada de novos detentos no presídio masculino da cidade até que o número de internos seja reduzido de 331 para 300. A decisão da juíza Patrícia Kelling Karloh, publicada no dia 21 de setembro, tem objetivo de reduzir a superlotação no presídio Ricardo Brandão, projetado para receber 102 detentos.

Para a presidente da 5ª subseção da OAB/MS (Ordem dos Advogados do Brasil em Mato Grosso do Sul), a decisão ajuda a melhorar o problema da lotação do presídio, mas ainda está longe da meta definida pela lotação do local.

Até junho, a situação era mais grave, quando a unidade recebeu 24 novas vagas provenientes de uma reforma no prédio. A ampliação foi possível com a doação de recursos por parte de associações de Ponta Porã e contrapartida do presídio, já que os detentos tiveram de trabalhar para erguer as quatro novas celas com capacidade para seis presos cada.

A portaria determina que a interdição continue até que o número seja reduzido ou que ocorra efetiva reforma e ampliação da unidade.Segundo a OAB/MS, os agentes penitenciários atuam com sobrecarga no presídio, já que são quatro agentes, sendo um oficial do dia, dois funcionários e um plantonista, que atua em hora extra.

Desde a criação da Covep (Coordenadoria das Varas de Execução Penal do Estado de Mato Grosso do Sul), os novos presos são encaminhados para unidades ou até comarcas onde há vagas.

A OAB espera que até o fim do ano uma liberação de recursos por parte do Ministério da Justiça gere 220 novas vagas em Ponta Porã.

Nos siga no Google Notícias