ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUINTA  25    CAMPO GRANDE 29º

Interior

Prefeitura suspende saída de 194 funcionários de frigorífico da JBS

Medida foi adotada em Rio Brilhante após outros 5 funcionários da Seara parados em barreira sanitária apresentarem sintomas

Helio de Freitas, de Dourados | 22/05/2020 10:50
Pessoas são atendidas na entrada de Rio Brilhante; seis funcionários de frigorífico confirmados com covid-19 foram notificados em barreiras sanitárias (Foto: Divulgação)
Pessoas são atendidas na entrada de Rio Brilhante; seis funcionários de frigorífico confirmados com covid-19 foram notificados em barreiras sanitárias (Foto: Divulgação)

A partir deste sábado (23), fica suspenso por 14 dias o transporte de funcionários da indústria Seara/JBS no município de Rio Brilhante. Na prática, a medida adotada em decreto assinado pelo prefeito Donato Lopes (PSDB) significa que a empresa não poderá transportar, em ônibus ou carros, os 194 moradores da cidade que trabalham na indústria localizada em Dourados.

A medida foi tomada após seis moradores da cidade que trabalham na indústria apresentarem resultado positivo para covid-19, doença provocada pelo novo coronavírus. O sétimo morador confirmado com o vírus até agora na cidade de 30 mil habitantes é marido de uma das funcionárias da indústria, também infectada.

Os seis trabalhadores da JBS que moram em Rio Brilhante foram submetidos a exames após serem abordados nas barreiras sanitárias instaladas segunda-feira (18) nas quatro entradas da cidade. De acordo com a prefeitura, eles foram abordados nos ônibus que transportam os trabalhadores e apresentaram sintomas da doença. Levados para a unidade de saúde, foram submetidos a exames e o resultado deu negativo.

Na manhã de hoje, mais cinco moradores de Rio Brilhante, trabalhadores da indústria de produtos suínos da JBS, foram detectados na barreira sanitária com sintomas do coronavírus e levados ao hospital local para coleta de material.

Imediatamente o prefeito assinou o decreto suspendendo o transporte. “Fica suspenso a partir do dia 23 de maio de 2020, por período de 14 dias, o transporte de qualquer natureza individual ou coletivo, de trabalhadores/munícipes de Rio Brilhante, para a Empresa Seara Alimentos Ltda., na cidade de Dourados”, afirma o artigo 1º do decreto. O documento afirma que a medida pode ser reavaliada, levando em conta a situação epidemiológica do município.

O prefeito cita que a medida foi adotada diante da necessidade de se conter a disseminação da covid-19 e garantir o “adequado funcionamento dos serviços de saúde”.

Medida extrema – Questionado pelo Campo Grande News sobre o decreto assinado em Rio Brilhante, o procurador do Trabalho em Dourados, Jeferson Pereira, considerou a medida “extrema”.

Segundo ele, apesar de o prefeito, na condição de gestor do município, ter poderes para tal decisão, é preciso avaliar qual vai ser a postura da empresa, já que esses trabalhadores não poderão frequentar o local de trabalho.

A assessoria da JBS foi procurada e prepara nota sobre o caso. Assim que a resposta for enviada, esta reportagem será atualizada com as informações da empresa.

Nos siga no Google Notícias