ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUINTA  25    CAMPO GRANDE 23º

Interior

Prefeitura vai dar 15 dias para que donos limpem 30 mil terrenos baldios

Caso o proprietário do terreno não faça a limpeza ele será multado

Adriano Fernandes | 01/02/2021 21:27
Terreno baldio em Três Lagoas. (Foto: Prefeitura de Três Lagoas)
Terreno baldio em Três Lagoas. (Foto: Prefeitura de Três Lagoas)

A prefeitura de Três Lagoas, cidade que fica a 338 quilômetros de Campo Grande, publicará um decreto para que os cerca de 30 mil terrenos baldios da cidade, sejam limpos dentro do prazo de 15 dias a contar da data do documento. Após este período, se o proprietário não cumprir com as suas responsabilidades, o mesmo será multado. Segundo o diretor do Departamento de Fiscalização de Obras, Gustavo Wenzel, a medida visa controlar não só o número de terrenos considerados sujos com mato alto, lixo e  entulhos, mas controlar o surto de doenças tais como a dengue, chikungunya, zika vírus, tendo em vista, ainda, o risco já existente devido à pandemia causada pelo Coronavírus.

“Visto que essas doenças são transmitidas pelo mosquito aedes aegypti, e que o acúmulo de lixo, mato alto e materiais indevidamente depositados em terrenos baldios criam ambiente favorável a proliferação deste vetor, acreditamos que o trabalho é de estrema importância para o município, evitando assim causar maiores prejuízos à saúde da população três-lagoense”, disse o diretor.

Caso a notificação de limpeza não seja atendida dentro do prazo estipulado, o proprietário será multado no valor de 1% do valor do terreno, mas o valor ainda poderá ser dobrado caso o proprietário não atenda a exigência pelo prazo de 30 dias. Após os 15 dias da notificação, os fiscais passarão fiscalizando os terrenos, e autuando os proprietários daqueles que se encontrarem em mal estado de conservação.

Não havendo o cumprimento da determinação, a prefeitura poderá realizar a limpeza, se houver necessidade, cobrando do proprietário as multas e taxas de serviço público. Para evitar duplicidade de notificações, os bairros serão divididos por etapas, 6 no total, com previsão de 15 dias cada, ou seja, 3 meses no total para todos os bairros de Três Lagoas serem atendidos durante a fiscalização. Cada etapa corresponderá a um grupo de bairros da Cidade. Confira aqui. O decreto será redigido nos próximos dias e divulgado no Diário Oficial dos Municípios do Mato Grosso do Sul.

Nos siga no Google Notícias