ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, TERÇA  23    CAMPO GRANDE 25º

Interior

Presídio feminino na fronteira terá espaço de saúde em novembro

Christiane Reis | 15/10/2016 12:20

Por meio de parceria da Agepen (Agência Estadual de Administração do Sistema Penitenciário) e Prefeitura de Ponta Porã, o EPFPP (Estabelecimento Penal Feminino de Ponta Porã) vai iniciar os atendimento médicos das internas no espaço de saúde dentro do presídio. O espaço foi construído como parte da pactuação do Município à Política Nacional de Atenção Integral à Saúde das Pessoas Privadas de Liberdade no Sistema Prisional. O espaço deve ser inaugurado em novembro.

O setor de saúde conta com uma sala de consultas médicas, área de enfermagem e de expurgo. Também será instalado, futuramente, o setor para atendimento odontológico. O funcionamento ocorrerá em caráter experimental e a inauguração, pelo governador Reinaldo Azambuja e pelo secretário de Justiça e Segurança Pública, José Carlos Barbosa, está programada para o próximo mês juntamente com outras obras realizadas em presídios da cidade, entre elas a ampliação de 144 vagas no estabelecimento penal masculino de regime fechado.

Com o novo setor de saúde do presídio, a Agepen aproveitará as antigas instalações para a imediata reforma e adequação do espaço “Materno Infantil” da unidade prisional, destinado ao alojamento e assistência a internas grávidas ou que estão com filhos recém-nascidos no presídio. “Adiantamos a conclusão desse setor de saúde para que possamos implementar, no local que ficou vago, esse projeto de humanização da reprimenda dessas mulheres, abrigando no mesmo espaço o berçário, alojamento das mamães internas, atendimentos etc, seguindo diretrizes nacionais, a exemplo do que já fizemos em Corumbá”, esclarece o diretor-presidente da Agepen, Ailton Stropa Garcia.

Segundo o diretor de Assistência Penitenciária da Agepen, o novo setor de saúde funcionará nos mesmos moldes de uma Unidade Básica de Saúde da Rede SUS, com atendimento de equipes multidisciplinares, formadas por assistentes sociais e psicólogas da Agepen e demais profissionais da área de saúde disponibilizados pelas Prefeitura, com recursos federais destinados diretamente ao Município.

Alguns equipamentos foram aproveitados do antigo setor médico que funcionava no estabelecimento prisional e novos aparelhos serão fornecidos pela Agepen, por meio de convênios com o Ministério da Saúde e Depen (Departamento Penitenciário Nacional).

Nos siga no Google Notícias