ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
MAIO, SEXTA  10    CAMPO GRANDE 25º

Interior

Primeira chuva de outubro alivia calorão de quase 37 graus

Dourados teve temperatura acima da média e pouca chuva em agosto e setembro

Helio de Freitas, de Dourados | 03/10/2019 16:05
Chuva nesta tarde foi rápida, mas aliviou calorão em Dourados (Foto: Helio de Freitas)
Chuva nesta tarde foi rápida, mas aliviou calorão em Dourados (Foto: Helio de Freitas)

Foram apenas alguns milímetros, suficientes para “apagar a poeira”, mas a chuva da tarde desta quinta-feira (3) aliviou o calorão em Dourados, a cidade a 233 km de Campo Grande. Apesar de as previsões indicarem risco de tempestade desde ontem na região, a chuva veio calma e rápida. Até 16h, foram 4,2 milímetros, o que equivale a 4,2 litros de água por metro quadrado.

Conforme o Guia Clima da Embrapa Agropecuária Oeste, a precipitação derrubou a temperatura em dez graus. Às 13h53, os termômetros marcaram 36,8 graus. Por volta de 16h, quando caiu a chuva, a temperatura despencou para 24 graus. A umidade relativa do ar subiu de 27% às 13h49 para 79%.

O volume de chuva esperado para o mês de outubro é de 147 milímetros, mas a marca histórica não foi alcançada em agosto e setembro, meses com estiagem e altas temperaturas recordes em Dourados.

Em agosto, conforme a Embrapa, choveu apenas 10 mm, 23% da média histórica. No mês passado, mais uma vez a chuva foi escassa em Dourados. Foram 27,8 milímetros, bem longe dos 102 esperados para o mês.

Nos siga no Google Notícias