A notícia da terra a um clique de você.
Campo Grande, Sábado, 19 de Outubro de 2019

03/10/2019 16:05

Primeira chuva de outubro alivia calorão de quase 37 graus

Dourados teve temperatura acima da média e pouca chuva em agosto e setembro

Helio de Freitas, de Dourados
Chuva nesta tarde foi rápida, mas aliviou calorão em Dourados (Foto: Helio de Freitas)Chuva nesta tarde foi rápida, mas aliviou calorão em Dourados (Foto: Helio de Freitas)

Foram apenas alguns milímetros, suficientes para “apagar a poeira”, mas a chuva da tarde desta quinta-feira (3) aliviou o calorão em Dourados, a cidade a 233 km de Campo Grande. Apesar de as previsões indicarem risco de tempestade desde ontem na região, a chuva veio calma e rápida. Até 16h, foram 4,2 milímetros, o que equivale a 4,2 litros de água por metro quadrado.

Conforme o Guia Clima da Embrapa Agropecuária Oeste, a precipitação derrubou a temperatura em dez graus. Às 13h53, os termômetros marcaram 36,8 graus. Por volta de 16h, quando caiu a chuva, a temperatura despencou para 24 graus. A umidade relativa do ar subiu de 27% às 13h49 para 79%.

O volume de chuva esperado para o mês de outubro é de 147 milímetros, mas a marca histórica não foi alcançada em agosto e setembro, meses com estiagem e altas temperaturas recordes em Dourados.

Em agosto, conforme a Embrapa, choveu apenas 10 mm, 23% da média histórica. No mês passado, mais uma vez a chuva foi escassa em Dourados. Foram 27,8 milímetros, bem longe dos 102 esperados para o mês.

imagem transparente

Classificados


Desenvolvido por Idalus Internet Solutions