Produtores rurais prometem grande manifestação amanhã na ponte da MS-386
Produtores rurais que estão acampados desde sábado (26), na MS-386, na ponte que liga Japorã a Iguatemi, prometem fazer amanhã (1), às 14 horas, uma manifestação ainda maior contra as invasões indígenas na região. Cerca de 100 produtores rurais vão receber o apoio de comerciantes da região.
A intenção é acabar com as invasões indígenas nas propriedades que ficam no interior do estado. Ao todo, 14 propriedades foram invadidas no município de Japorã, são 9.460 mil hectares invadidos.
- Leia Também
- Contra invasões, produtores acampam em ponte que liga Japorã a Iguatemi
- Índios plantam lavoura em 300 hectares de fazendas invadidas em Sidrolândia
Os produtores aderiram ao movimento “Confisco NÃO”, mobilizado em uma página do Facebook.
Em entrevista ao Campo Grande News, a advogada e produtora rural Luana Ruiz, 30 anos, afirmou que 26 municípios do Estado já possuem áreas invadidas. “Os produtores do Conesul (que atinge oito municípios do estado: Eldorado, Iguatemi, Itaquiraí, Japorã, Mundo Novo, Naviraí, Sete Quedas e Tacuru), que aderiram (ao movimento), virão até a ponte e no final de semana chegará um ônibus de Santa Catarina e um do Paraná. Temos que unir o Brasil”.
Caso a manifestação, que segundo ela é pacifica, não resolva, eles tentarão se defender das invasões. “A guerra é uma só. Unimos os produtores do Brasil contra a irresponsabilidade do governo. Não vamos admitir que nossas áreas sejam invadidas pelos indígenas”, comentou.