ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  26    CAMPO GRANDE 33º

Interior

Projeção indica que Rio Paraguai pode atingir menor nível desde 1910

Nesta terça-feira (28) a altura registrada foi de -34 centímetros na régua de Ladário

Clayton Neves | 28/09/2021 17:09
Imagem mostra bancos de areias às margens do Rio Paraguai, causadas pelo baixo nível de água. (Foto: Toninho Ruiz/Arquivo)
Imagem mostra bancos de areias às margens do Rio Paraguai, causadas pelo baixo nível de água. (Foto: Toninho Ruiz/Arquivo)

Enquanto a região do Pantanal enfrenta uma das piores secas das últimas cinco décadas, projeção do Serviço Geológico do Brasil indica que neste ano, a régua do Rio Paraguai, em Ladário, pode atingir o menor nível desde outubro de 1910, quando chegou a 48 centímetros negativos.

Pelo levantamento, a previsão para o dia 1° de outubro é de -37 centímetros. No dia 8, o nível do rio pode cair para 44 centímetros e, entre os dias 15 e 22 de outubro, bater a marca de 48 centímetros negativos.

Segundo o Centro de Hidrografia e Navegação do Oeste, nesta terça-feira (28) a altura registrada foi de -34 centímetros na régua de Ladário, superando a 32 centímetros negativos dos dias 23 e 25 de outubro do ano passado.

“Os modelos começam a indicar a tendência à estabilização do nível d’água em algumas estações. Considerando que para as próximas semanas, as precipitações previstas na bacia serão pouco significativas, o rio Paraguai continuará a apresentar a tendência ao declínio do seu nível, principalmente a partir da estação de Ladário e a jusante da mesma”, informa boletim do Serviço Geológico do Brasil .

O maior ciclo de seca registrado no Pantanal foi de dez anos consecutivos (1964 a 1973). Nesse ciclo, o nível mínimo foi de 61 centímetros abaixo do zero da régua, ocorrido em 1964, segundo a Embrapa Pantanal.

Dados do  CPRM mostram que três das cinco vazantes mais rigorosas em Ladário aconteceram em setembro e duas em outubro. Em 1964, o rio alcançou a menor marca, chegando aos -61 centímetros no mês de setembro. Em 1971,  também no mês nove, mediu -57 cm. Em 1967 alcançou -53 cm em outubro, dois anos depois, em 1969, a régua registrou os mesmos -53 centímetros em setembro.

Por fim, a quinta maior vazante aconteceu em 1910 com -48 centímetros no mês de outubro.


*Com informações do Diário Corumbaense

Nos siga no Google Notícias