ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  19    CAMPO GRANDE 29º

Meio Ambiente

MS já passou por pior momento, mas Sanesul monitora situação hídrica

Diretor-presidente da Sanesul disse que companhia tem plano emergencial e descartou racionamento a curto prazo

Adriel Mattos | 28/09/2021 15:21
Diretor-presidente espera que outubro traga chuvas que afastem crise. (Foto: Adriel Mattos)
Diretor-presidente espera que outubro traga chuvas que afastem crise. (Foto: Adriel Mattos)

A crise hídrica já teve seu pior momento no Estado, na avaliação do diretor-presidente da Sanesul (Empresa de Saneamento de Mato Grosso do Sul), Walter Carneiro Jr. “Desde o ano passado, estamos com um plano de contingenciamento hídrico, para não deixar que falte água. Identificamos 14 cidades que poderiam e devemos tomar medidas de enfrentamento”, afirmou.

Carneiro citou o exemplo de Corumbá, que no ano passado, já usou equipamentos mais sofisticados para ampliar a captação de água do Rio Paraguai. “Corumbá tem quatro bombas de captação, mas não conseguimos baixar mais. Então, usamos bombas anfíbias no meio do rio para bombear para a estação de tratamento”, explicou.

Em outras localidades, a companhia furou 31 poços desde 2020. Por enquanto, o diretor-presidente descartou um racionamento. “A fase mais crítica passou, que foram esses primeiros 15 dias de setembro. Estamos convivendo com isso desde maio, quando parou de chover. Nossa expectativa é que em outubro as águas se recomponham, mas continuamos trabalhando para não faltar água”, garantiu.

Alerta - Em junho, o governo federal emitiu alerta de emergência hídrica para Mato Grosso do Sul. Na ocasião, a Sanesul descartou falta de água, mas pediu que a população use o recurso com consciência.

“Mesmo com todos os investimentos feitos, novamente pedimos o apoio da população sul-mato-grossense para o uso racional da água para que ela não falte. Estamos em uma pandemia e a água é essencial para vida de todos. É uma situação nova e precisamos da conscientização de cada morador”, declarou Carneiro à época.

Nos siga no Google Notícias