ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
MARÇO, TERÇA  19    CAMPO GRANDE 25º

Interior

Reunião sobre 'Lei Harfouche' é marcada por tumultuo no Douradão

Nyelder Rodrigues | 25/05/2017 21:32
Estádio ficou lotado de pais que foram acompanhar evento após "intimação" do MPE (Foto: Adilson Domingos)
Estádio ficou lotado de pais que foram acompanhar evento após "intimação" do MPE (Foto: Adilson Domingos)

A convocação feita pelo MPE (Ministério Público Estadual) para que pais comparecessem obrigatoriamente à uma reunião sobre a "Lei Harfouche" nesta noite de quinta-feira (25) acabou resultando em tumultuo em Dourados - cidade localizada a 233 km de Campo Grande. Hoje, a convocação focou os pais de alunos da rede municipal.

Conforme o repórter Adilson Domingos, que acompanhou o evento, o trânsito da região do Douradão não comportou todo o fluxo de pessoas chegando ao mesmo tempo, o que provocou tumultuo. Além disso, faltou espaço para o público nas arquibancadas.

"Uma parte do estádio está interditada e a liberação é só para 7,9 mil pessoas. Não foi feita uma estratégia para receber o alto número de pessoas que foram ao local. Tiveram que liberar o gramado para muita gente entrar e ficaram cerca de 10 mil pessoas do lado de fora", explica Domingos.

Hoje, apenas pais de alunos da rede municipal participaram do evento, sendo que o evento relativo a rede estadual deve levar mais pessoas ainda, já que há mais alunos. "Como estava lotado hoje, foi feito a liberação dos pais, que tinham que deixar o comprovante lá. Houve furtos e acidentes no entorno", comenta Adilson.

Superlotação das arquibancadas fez com que parte do público fosse levada para o gramado (Foto: Adilson Domingos)
Superlotação das arquibancadas fez com que parte do público fosse levada para o gramado (Foto: Adilson Domingos)

Convocação - Pais de estudantes de escolas públicas de Dourados foram convocados para uma audiência pública no Douradão, para acompanhar uma palestra do procurador de Justiça, Sérgio Harfouche, sobre o Proceve (Programa de Conciliação para Prevenir a Evasão e a Violência Escolar).

A convocação provocou polêmica e críticas de alguns pais, que se sentem coagidos pela medida, que prevê até aplicação de multa de 3 a 20 salários mínimos e processados por crime de abandono intelectual. A situação fez com que deputados estaduais se manifestassem contrários à situação na Assembleia Legislativa, inclusive aprovando moção de repúdio.

Inicialmente, todos os pais dos 68 mil alunos de escolas públicas da cidade deveriam comparecer, mas depois o Ministério Público decidiu fazer a audiência de hoje apenas com os responsáveis pelos pais de estudantes da rede municipal por falta de espaço, já que apenas 7.900 lugares do estádio podem ser utilizados. Com os demais a reunião ficou para junho.

Procurada pelo Campo Grande News para falar sobre a convocação, a SED (Secretaria Estadual de Educação) informou que a convocação foi elaborada pelo Ministério Público e apenas distribuída e subscrita pelas escolas.

A reportagem procurou a promotora Fabrícia Barbosa Lima através de e-mail, enviado na segunda-feira (22), mas ela não deu retorno. O caso também foi levado ao conhecimento da assessoria de imprensa do MPE, que não se manifestou.

Nos siga no Google Notícias