ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
MARÇO, SEXTA  29    CAMPO GRANDE 28º

Interior

Secretários visitam áreas de queimada e elogiam ações da força-tarefa

Eduardo Riedel e Jaime Verruck estiveram na região, na manhã desta terça-feira, e percorreram trechos pelo Rio Paguai de lancha

Liniker Ribeiro | 28/07/2020 16:01
Eduardo Riedel e Jaime Verruck durante vistoria em áreas de focos de calor no Pantanal; trechos foram percorridos pelo Rio Paraguai, em lanca (Foto: Divulgação/Governo MS)
Eduardo Riedel e Jaime Verruck durante vistoria em áreas de focos de calor no Pantanal; trechos foram percorridos pelo Rio Paraguai, em lanca (Foto: Divulgação/Governo MS)

Os secretários Eduardo Riedel e Jaime Verruck avaliaram como positivo o trabalho das equipes empenhadas na operação de combate aos incêndios no Pantanal, que há pouco mais de um mês castigam diferentes áreas da região. Durante vistoria, na manhã desta terça-feira (28), os representantes do Governo do Estado ressaltaram as atividades da força-tarefa montada para combater os focos de calor na região, mesmo perante as complexidades.

“É impressionante as dificuldades de acesso à maioria dos incêndios, onde a distribuição dos homens de linha de frente ao fogo tem sido fundamental com o transporte aéreo onde não se chega por terra”, destacou Eduardo Riedel, secretário estadual de Governo e Gestão Estratégica.

A referência de Riedel é com base na utilização de cinco aeronaves em sobrevoos sobre a área atingida. Do total, 4 são helicópteros e as equipes ainda contam com apoio do avião Hércules nas ações integradas da Operação Pantanal II, desencadeada no último dia 26, que tem a participação do Governo do Estado, por meio do Corpo de Bombeiros e PMA (Polícia Militar Ambiental), Ibama e as Forças Armadas.

Ida a Corumbá também contou com reunião entre representantes da força-tarefa e equipes de apoio (Foto: Divulgação)
Ida a Corumbá também contou com reunião entre representantes da força-tarefa e equipes de apoio (Foto: Divulgação)

“Queremos agradecer aos ministros Ricardo Salles (Meio Ambiente), general Fernando Azevedo (Defesa) e Tereza Cristina (Agricultura) pela pronta disponibilidade de uma logística que tem sido fundamental para combatermos os focos de calor com avanços significativos e respostas rápidas à sociedade”, complementa Riedel.

Devido à densa fumaça na região, a vistoria realizada pelos secretários – que seria um sobrevoo com helicóptero – contou com apoio de uma lancha da Marinha. Durante 40 minutos, Riedel e Verruck percorreram diferentes pontos afetados pelos incêndios, por meio do Rio Paraguai.

Além do vistoria presencial, os secretários foram recebidos na Marinha pelo contra-almirante Sérgio Gago Guida, comandante do 6º Distrito Naval. No encontro, foi apresentado relato da operação, que atualmente conta com mais de 40 lançamentos de água feitos pelas aeronaves. Cerca de 74 homens atuam no combate direto aos focos de calor.

“Não conseguiríamos combater o fogo nestas proporções e com esta estrutura sem a união das forças para o efetivo enfrentamento de uma situação atípica”, frisou Riedel, na ocasião.

Os secretários concluíram a agenda em Corumbá se reunindo com o prefeito Marcelo Iunes e secretários, onde se discutiu novas parcerias para criação de uma estrutura permanente na região para combater os focos de calor.

Nos siga no Google Notícias