ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no X Campo Grande News no Instagram
MAIO, DOMINGO  04    CAMPO GRANDE 23º

Interior

Segundo a ter lockdown, Quebra Coco viu população minguar após auge com usina

Distrito fica a 33 km da área urbana de Sidrolândia e terá medidas restritivas depois de registrar morte por covid-19

Aline dos Santos | 15/06/2020 10:28
Segundo a ter lockdown, Quebra Coco viu população minguar após auge com usina
Quebra Coco tem medidas restritivas a partir de hoje para conter a circulação do novo coronavírus. (Foto: Marco Tomé/Região News)

Em lockdown pelos próximos 14 dias após registrar a primeira morte pelo novo coronavírus, o distrito de Quebra Coco fica a 33 km da área urbana de Sidrolândia, que dista 71 km de Campo Grande, e conta com um total estimado de 1.000 moradores, população que chegou a ser de 5 mil pessoas no auge  da usina de cana de açúcar Santa Olinda,  atualmente desativada. O Campo Grande News solicitou o número exato de moradores à prefeitura, mas não obteve retorno até a publicação da matéria.

Com o encolhimento da população, se foram o posto do Correios e a base da PM (Polícia Militar).   A atividade econômica consiste em pequenos comércios, mercearias, farmácia e restaurantes que se irradiam por avenida do distrito. Quebra Coco, que  tem um posto de saúde, é endereço de aposentados, servidores públicos e funcionários de dois frigoríficos.

Anunciado no sábado, o fechamento das atividades comercias, religiosas e recreativas ainda não foi publicado em Diário Oficial, mas, de acordo com a prefeitura de Sidrolândia, já vale a partir desta segunda-feira. A medida permite somente os serviços de saúde, mercados e farmácias.

O cerco é para conter a transmissão do vírus após a morte da moradora Cícera Aparecida, 61 anos. Equipes da secretaria de Saúde farão levantamento de todas as pessoas que tiveram contato com a idosa e aplicarão testes rápidos. Um carro de som vai circular pelo distrito com orientações aos moradores.

Segundo a ter lockdown, Quebra Coco viu população minguar após auge com usina
Posto de Saúde do distrito de Quebra Coco, a 33km da área urbana de Sidrolândia. (Foto: Marco Tomé/Região News)

“Ninguém quer prejudicar ninguém. Queremos cuidar da saúde do senhor, da senhora e da vossa família. Nem que seja ofendido, difamado, vamos fazer o possível para que não aconteçam mais óbitos”, afirmou o prefeito Marcelo Ascoli, durante live na manhã de hoje.

O prefeito comentou a desconfiança dos moradores do distrito sobre a causa da morte da idosa, pois o primeiro teste rápido deu negativo, mas o coronavírus foi confirmado pelo exame laboratorial.

“Não temos interesse nenhum em fabricar resultados, seria algo hediondo”, disse o prefeito. A mulher apresentava dores no peito e muitos acreditam que a morte tenha ocorrido por infarto.

Com o anúncio das medidas de restrição, comerciantes da localidade chegaram a ensaiar um protesto, que não se concretizou. Em entrevista ao Região News, Bruno Oliveira, 33 anos, dono de uma barbearia disse que convocou a mobilização num momento de cabeça quente e que não confrontaria as decisões. No entanto, aponta prejuízos financeiros sem poder abrir a barbearia e não sabe como vai pagar as contas.

A menos de 100 km de Campo Grande, Sidrolândia tem grande movimentação pela BR-060 e também pelas atividades econômicas, como soja e frigoríficos.

 “Muitas pessoas vão e vem para outros Estados. Vão para os portos de Santos, Itajaí. Existe o risco das pessoas que param em nosso restaurantes, lanchonetes. Temos características que nos expõem bastante. Mas estamos indo bem”, afirma o prefeito.

A cidade registra um óbito, nove casos confirmados, seis em investigação e 78 pessoas em isolamento domiciliar.  O município adota desde março o toque de recolher, que começa às 22h.

Guia Lopes – No mês de maio, o município de Guia Lopes da Laguna foi o primeiro do Estado a adotar o lockdown, medida que restringe serviços e a mobilidade das pessoas. Lá, o decreto escalonou o dia para circulação das pessoas conforme a data de nascimento. Depois de ser o epicentro da doença a situação foi controlada e a covid-19 agora concentra mais casos em Dourados. (Colaborou Marco Tomé, do Região News)

Segundo a ter lockdown, Quebra Coco viu população minguar após auge com usina
Distrito viveu auge com usina de cana de acúcar e viu população minguar após empreedimento fechar as portas. (Foto: Marco Tomé/Região News)


Nos siga no Google Notícias